S. SEBASTIÃO – UM DOS SANTOS MAIS FESTEJADOS…

0
380

S. Sebastião é, com os Santos de Junho, dos mais festejados em Portugal. É o que resulta do recenseamento das festas populares, terminado em 1989 em todo o país, a que responderam 74% das paróquias.

Os dez santos e invocações celebradas mais frequentemente eram, por ordem decrescente, S. António, S. Sebastião, N. S. da Conceição, N. S. de Fátima, SS. Sacramento, S. João, Coração de Jesus, N. S. do Rosário, Espírito Santo e S. Pedro.

S. Sebastião era festejado em 282 paróquias.

… também em Azevedo

A festa grande do Inverno, na Paróquia de S. Miguel de Azevedo, é dedicada a S. Sebastião.

A avenida grande de Azevedo porta o nome do Padroeiro, o Arcanjo S. Miguel. No entanto, a avenida que entronca nesta e vai em direção à Igreja Paroquial, construída há mais de 5 séculos, tem o nome de Avenida de S. Sebastião. É por “S. Sebastião” que passam todas as pessoas que vão à Igreja. Assim sendo, este Mártir Grandioso não podia passar sem que Azevedo lhe dedicasse uma bela festividade.

Nesta semana que contém o dia litúrgico do Mártir (20 de janeiro) houve pregações na igreja paroquial. O domingo seguinte, este ano no dia 26, é santificado com a participação na Missa Dominical, solenizada pelo Grupo Coral de Azevedo, com a procissão em honra de S. Sebastião e o sermão em honra do Mártir defensor da peste, da fome e da guerra.