SÃO THOMÉ DE AZEVEDO REALIZA-SE A 3 DE JULHO

3 DE JULHO, ÀS 19h00
0
148

Por recenseamento, mandado pelo nosso Rei D. Manuel I, a freguesia de S. Pedro de Varais, constituída pelas actuais Azevedo e Vile, apresentava 17 nomes de chefes de família, entre eles um certo Martim Annes de Azevedo, que supomos ser general. 

Terá sido no ano 1513, que Martim Annes de Azevedo mandou edificar a ermida de S. Tomé, para comodidade dos moradores de Azevedo, que ficavam distantes do Mosteiro de S. Pedro de Varais, então Igreja matriz das povoações hoje chamadas Azevedo e Vile.

Em 3 de Abril de 1621, o arcebispo de Braga D. Afonso Furtado de Mendonça, estando em Azevedo, sagrou a ermida de S. Tomé, transformando-a em Igreja Matriz da nova freguesia de Azevedo. 

A partir desse dia, a imagem de “S. Thomé” deixou de estar no lugar central da ermida e passou a estar num altar digno, mas secundário da nova Igreja Paroquial. Continuou a ser celebrado nesta Paróquia o Apóstolo “incrédulo” que Jesus convidou a ser “crente”. É, actualmente, celebrado a 3 de julho, com a Eucaristia e sermão.

Diocese de Viana do Castelo