Secretária de Estado das Pescas em Vila Praia de Âncora para apresentação dos projetos de requalificação do Portinho

Na próxima terça-feira, pelas 11h00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários
0
429

Vai ter lugar em Vila Praia de Âncora, na próxima terça-feira, pelas 11h00, a apresentação dos projetos de requalificação do Portinho de Vila Praia de Âncora. A sessão terá lugar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e contará com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Esta é uma ocasião muito aguardada, sobretudo pela classe piscatória, e corresponde também ao cumprimento do compromisso assumido pela governante em novembro último. Teresa Coelho, que esteve naquele mesmo espaço para participar no II Congresso da Pequena Pesca, a 4 de novembro, informou na ocasião que estavam a ser recebidos e analisados contributos das diferentes entidades e deixou a promessa de que, até ao final do ano, voltaria a Vila Praia de Âncora para fazer o ponto de situação e equacionar a resolução da situação do Portinho.

Recorde-se que o Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora foi apresentado naquele Cineteatro no passado dia 6 de julho, com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão, e também a Secretária de Estado das Pescas.

A reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora tem por objetivo minimizar as condições de assoreamento verificadas atualmente neste porto e reduzir substancialmente as operações de dragagem de manutenção, e, sobretudo, melhorar as condições de segurança para as embarcações no acesso ao porto, permitindo-se, assim, que os operadores e armadores conseguiam fazer a sua descarga do pescado em melhores condições.

O processo tinha assim evoluído, desde que, em maio de 2021, o então Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout.

Foto: Associação Pescadores de Vila Praia de Âncora