SECRETÁRIA DE ESTADO DAS PESCAS ENTREGA EM VPA MAQUETA SOBRE A RECONFIGURAÇÃO DO PORTINHO

0
340
Foto: Associação Pescadores de Vila Praia de Âncora

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, regressou a Vila Praia de Âncora para cumprir mais uma etapa do processo iniciado em 2021, com vista à Reconfiguração do Layout do Portinho e à correção de problemas estruturais da obra. Conforme estava previsto, a maqueta está pronta para ser entregue, dia 7 de março, no GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora.

Em maio de 2021, o então Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em visita a Vila Praia de Âncora, prometeu a execução do estudo da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, com um novo layout. A partir daí iniciou-se um processo longo e profundo, sempre em diálogo com os pescadores, Câmara Municipal, entidades ligadas às pescas e aos portos e especialistas do Instituto Superior Técnico; sempre acompanhado pela Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, que esteve por várias vezes no concelho para acompanhar a evolução do dossiê e as diversas fases.

O Estudo de Reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora foi apresentado no Cineteatro de Vila Praia de Âncora no passado dia 6 de julho, com a participação do Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos – DRGM, José Simão, e com a Secretária de Estado das Pescas.

A responsável voltou a estar presente no Congresso da Pequena Pesca, no início de novembro, altura em que foi feito novo ponto de situação do estudo.

Já em dezembro último, ainda no espaço do Cineteatro, concluiu-se mais uma etapa fundamental: o Estudo de Reconfiguração do Layout do Portinho de Vila Praia de Âncora estava finalizado e pronto para avançar para as fases seguintes. De acordo com o que foi então anunciado, o projeto passa pela criação de um anteporto (solução A), conforme preconizam os especialistas do Instituto Superior Técnico. Foi na altura assumido o compromisso de que, de imediato, seria concluída a construção da maqueta (e entregue em Vila Praia de Âncora), para poder ser realizada a candidatura a financiamento para EIA (MAR 2020). 

A previsão avançada foi de que até ao fim de 2024 possa estar concluído todo o processo burocrático. A Secretária de Estado das Pescas deixou também a garantia de que este é um projeto prioritário e assim transitará para um novo Governo.