Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas visitou Mata Nacional do Camarido

0
614

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, esteve no concelho de Caminha, a semana passada, onde visitou vários projetos de gestão florestal, nomeadamente a Mata Nacional do Camarido.

Acompanhado pelo presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, o presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza, a diretora regional do Instituto, para o Norte, Sandra Sarmento, o governante verificou in loco as intervenções de gestão e ordenamento florestal que estão a ser desenvolvidas pelo ICNF naquela Mata Nacional.

Conforme esclareceu Rui Batista, gestor da Mata Nacional do Camarido, esta intervenção está orçada em 70 mil euros e corresponde ao estabelecido no Plano de Gestão Florestal aprovado em 2010, realçando que foram plantadas 23 mil árvores (pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro e carvalho). Explicou ainda que a Mata tem sido alvo de intervenções estruturantes e contínuas de rearborização e rejuvenescimento do pinhal mais antigo, eliminação de invasoras e plantação de espécies autóctones.

O Plano de Gestão Florestal aprovado para a Mata Nacional do Camarido tem como objetivos a promoção da biodiversidade; a promoção e o enquadramento das atividades do recreio e do lazer; a proteção contra agentes bióticos e abióticos, o controlo das invasoras; a implementação da certificação da gestão florestal sustentável e a condução e a recuperação e reconversão do coberto arbóreo e arbustivo.