Semana Europeia da Mobilidade em Viana do Castelo

0
528

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade com um conjunto de iniciativas que decorrem entre 16 e 22 de setembro. Este ano dedicada ao tema “Eficiência Energética”, o evento integra um conjunto de ações que culminam com o Dia Europeu Sem Carros.

A Semana Europeia da Mobilidade foi criada para encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com a sustentabilidade e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Em Viana do Castelo, estão previstas atividades em todos os dias da semana, sendo que a 16 de setembro, durante todo o dia, decorre uma mostra de carros e bicicletas elétricas na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. No domingo, é dia de “Festejar em Movimento”, uma atividade que marca o aniversário do centro de saúde de Darque e inclui mini-trail, caminhada, trail kids, jogos infantis e populares, aulas de fitness e canoagem.

A 18 de setembro, decorre na Praça da República para os mais novos, uma ação de sensibilização com a PSP e GNR denominada “Mobilidade Segura” e ainda o “Brincar à Mobilidade” com um circuito para atividades infantis. No dia 19, o Feelviana organiza um Bike Tour gratuito, ou seja, um percurso guiado com partida do Feelviana Bike Centre com viagem pelo ferry e elevador de Santa Luzia, descendo S. Mamede e terminando no hotel (inscrições para bike@feelviana.com).

No dia 20, o convite é para pedalar na rede ciclável de Viana do Castelo, seguindo o exemplo do executivo municipal e dos funcionários da Câmara Municipal que, pelas 11 horas, irão fazer o um percurso da rede ciclável, onde será colocada sinalética horizontal adequada.

A 21 de setembro, decorre a Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Adesão à Rede das Cidades e Vilas que caminham e respetivo hasteamento da bandeira no Salão Nobre, às 15 horas. Ao fim da tarde, a Dinamo 10 promove o seu habitual Viana a Bordo com o tema da Mobilidade Sustentável (entre as 18 e as 20 horas na sede da Dínamo 10).

No Dia Europeu sem Carros, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra estará sem trânsito, o elevador de Santa Luzia terá viagens gratuitas, assim como o mini-autocarro que faz o percurso da cidade.

Paralelamente, em todos os dias da Semana Europeia da Mobilidade, decorre o desafio online nas redes sociais denominado Dar Ar à tua Bicicleta. Quem se dirigir ao posto de trabalho durante a Semana Europeia da Mobilidade e tirar uma selfie do momento da chegada poderá identificar o hashtag #venhatrabalhardebicicleta e terá direito a um brinde alusivo à data.