Sessões de acolhimento aos pais, encarregados de educação e alunos da escola

ETAP – Escola Profissional
0
1028

De acordo com as orientações do Ministério da Educação as escolas, em geral, estão a retomar a atividade à luz das condicionantes impostas pela declaração do estado de contingência, acionado por causa da crise pandémica provocada pela Covid-19 e, por isso, a ETAP – Escola Profissional delineou o acolhimento aos alunos, pais e encarregados de educação de forma diferente e com um número limitado de participantes.

Fruto dessas limitações foram programadas ações de acolhimento dirigidas aos pais e encarregados de educação dos primeiros anos dos cursos para o dia 15 de setembro e com os alunos nos dias 17 e 18 do mesmo mês.

Na parte da manhã do dia 15 de setembro, tiveram lugar nas Unidades de Formação da Escola em Caminha, Vila Praia de Âncora, Vila Nova de Cerveira, Valença e Viana do Castelo as sessões de acolhimento dos pais e encarregados de educação, sendo que na sede do distrito foram realizadas duas sessões para evitar maiores aglomerações.

Nestas cerimónias de boas vindas, o Diretor Pedagógico, José Luis Presa, a Diretora Pedagógica, Angelina Presa e ainda os Coordenadores Pedagógicos de cada Unidade de Formação saudaram os pais e encarregados de educação presentes e sublinharam a relevância das escolhas efetuadas pelos alunos por cursos profissionais por se tratar de cursos com dupla certificação, escolar e profissional o que permitirá uma entrada mais qualificada no mercado de trabalho e, também, o prosseguimento de estudos no ensino superior.

Na oportunidade o Diretor da Escola sublinhou o facto da ETAP ser uma das maiores e mais prestigiadas escolas profissionais a nível nacional e também uma das mais antigas salientando que, fruto do prestígio granjeado ao longo dos 31 anos de atividade em prol da educação e formação, preside à Direção da Associação Nacional de Escolas Profissionais e é um dos membros do CNE – Conselho Nacional de Educação sendo neste Conselho o representante das Escolas Profissionais.

No decurso da sessão foram dados esclarecimentos sobre as medidas a adotar em tempos de crise pandémica, sobre a forma como vão funcionar as atividades letivas nesta conjuntura e sobre os apoios que os alunos vão receber.

Recordamos que a ETAP vai abrir novas turmas em todas as Unidades de Formação, abarcando 9 itinerários de formação diferentes e envolvendo cerca de 130 novos alunos.

As turmas de continuidade, ou seja, as que envolvem alunos que transitaram para o 11º e 12º anos, ou já iniciaram as atividades como acontece com as da área da hotelaria ou vão igualmente iniciar os percursos educativos e formativos nos dias 17 e 18 de setembro.

A todos a Direção da ETAP deseja que, mesmo em tempo de pandemia, tenham o maior sucesso escolar e, posteriormente, profissional.