SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS

QUINTA FEIRA, 20 DE JUNHO, EM CAMINHA
0
6

A vila de Caminha será mais uma vez palco de uma das mais emblemáticas procissões do Corpo de Deus. Como é tradição, a população enfeita as ruas com tapetes floridos. Os trabalhos começam meses antes com a preparação dos materiais, verdes, serrim, sal e outros materiais utilizados para produzir a diversidade de desenhos e composições texturais, onde passará no dia do “Corpo de Deus” o Cristo Ressuscitado.

“A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.

Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus.”

[fonte:ecclesia.pt]

Algumas fotografias de 2018: