Tapetes de flores com colaboração de ucranianos

0
889

As cores da Ucrânia vão estar em destaque este ano na Solenidade do Corpo de Deus. A Câmara Municipal de Caminha convidou a comunidade ucraniana que se encontra no concelho para participar na elaboração dos tradicionais tapetes floridos. Convite já aceite, será a Ucrânia, através dos seus cidadãos que escolheram Caminha para se refugiar da guerra que ameaça o seu território e as suas vidas, a criar um tapete de flores, na zona fronteira aos Paços do Concelho, área que o Município tem vindo a dedicar a convidados. Normalmente são municípios, mas este ano associamo-nos, também desta forma, à Ucrânia, manifestando mais uma vez a solidariedade do concelho.

No dia 16 junho, a Solenidade do Corpo de Deus voltará a ser marcada pelos tapetes floridos, que regressam às ruas de Caminha e de Vilarelho. Várias artérias das freguesias vão novamente “acordar” vestidas com os extraordinários e originais tapetes floridos, elaborados pelos caminhenses e, desta vez, ucranianos, durante a noite.

Os tapetes floridos são uma das marcas do concelho de Caminha. O Executivo tem vindo a convidar outros municípios para participar na elaboração dos tapetes. Já aconteceu com, Viana do Castelo, com a vizinha A Guarda, Sardoal, Ponta Delgada, entre outros.

Este ano será um pouco diferente. Neste momento, o concelho acolhe 28 famílias, num total de 78 pessoas. Mais de meia centena são adultos. Quanto aos mais novos, a maioria já está integrada nas nossas escolas e alguns dos adolescentes estão integrados no sistema de ensino à distância que o Ministério da Educação da Ucrânia.

O acolhimento está a acontecer com grande empenho da comunidade em geral, instituições e particulares. Está a ser feito também o apoio na vacinação, com a colaboração do Centro de Saúde. Entretanto, no final de abril arrancou um curso de Língua Portuguesa especialmente preparado para os cidadãos ucranianos que procuraram o concelho de Caminha para se refugiar da guerra que assola o seu país. A Câmara Municipal de Caminha em articulação com o Centro Qualifica da ETAP, criaram as condições necessárias para que a população deslocada da Ucrânia a residir atualmente no nosso concelho pudesse aceder ao Curso de Português Língua de Acolhimento.

Recorde-se que, para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte que enfeitam as ruas. A pandemia obrigou a interromper a tradição mas volta a haver condições para trazer de volta um hábito tão acarinhado por população e visitantes. Ainda no dia 16 de junho, pelas 16h00, o programa da Solenidade do Corpo de Deus é também marcado pelo Ofício Solene de Vésperas na Igreja Matriz de Caminha e Procissão com a representação de todas as paróquias do Arciprestado.

A organização da Festa do Corpo de Deus é da responsabilidade do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.