Todos somos proteção civil

0
547

Cerveira acolhe Dia da Proteção Civil com demonstração de meios e presta homenagem às Mulheres.

Os alunos de Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º ano, Emily Oliveira, Vitória Rodrigues e Nuno Ribeiro, organizaram no dia 08 de março, o dia da Proteção Civil no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP).

A sessão de abertura que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, do Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, do Presidente da COOPEETAPE e Diretor da ETAP – Escola Profissional, José Luís Presa, e da representante da equipa de alunos responsável pela organização do evento, Vitória Miguel Rodrigues.

Como no dia 08 de março assinala-se o Dia Internacional da Mulher foram homenageadas 10 mulheres representantes dos Agentes da Proteção Civil.

Enquanto a sessão de abertura decorria, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira os alunos das unidades de Formação de Vila Nova de Cerveira, Valença, Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo e Maia da ETAP- Escola Profissional, visitavam a demonstração de meios da proteção civil bem como a Fragata da Marinha que se encontrava ancorada ao largo do Parque do Castelinho.

Durante o dia tiveram ainda oportunidade de participar dos workshops: simulacro de acidente de viação, demonstração de utilização de extintores, ambos promovidos pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e do Masstraining de Suporte Básico de Vida do INEM.

Esta atividade teve como objetivo alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.

Todos Somos Proteção Civil