TRADIMINHO, um evento para reviver as tradições

0
1901

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional, Ariana Alves e Nuno Pereira, alunos do curso técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade na ETAP – Escola Profissional, surge o evento TradiMinho que teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

“TradiMinho” foi um evento realizado a 30 de março de 2019 e englobou exposições fotográficas, bem como de equipamentos, relacionadas com algumas tradições do Minho, nomeadamente: a broa, as concertinas, o mel, a pesca e os trajes minhotos, que estiveram em exposição no Mercado Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Contou também com um colóquio sobre a Arte Piscatória, realizado pela aluna Sara Silva do mesmo curso, no qual estiveram presentes os pescadores Alberto de Barros e Calota, e a Cooperminho – “Contribuição para a gestão e valorização de produtos da pesca do rio Minho, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Aquamuseu do Rio Minho, que envolve as Universidades do Porto e de Aveiro.

No início da tarde, após a inauguração oficial do evento “TradiMinho”, deu início o encontro de concertinas no Mercado Municipal de Vila Nova de Cerveira. O encontro começou com o convívio dos tocadores. Estavam presentes 7 grupos de tocadores de concertinas. Os vários grupos realizaram um trajeto desde o Mercado Municipal até ao Auditório da Biblioteca Municipal, no Terreiro, onde decorreu a atuação de João Gigante  com o projeto “O Phole”.

Um dos principais objetivos com a realização deste evento foi despertar o interesse pelas atividades mencionadas anteriormente no publico mais jovem, algo que os organizadores do evento creem que conseguiram executar com sucesso, algo que se confirmou após a recolha de dados de um inquérito efetuado nas redes sociais do evento, sendo 63,6% do público que esteve presente, pertencente à faixa etária dos 18 aos 25 anos. Para além do querer dar conhecer estas atividades em pormenor ao público mais jovem, a realização deste evento serviu também para angariar fundos, num total de 200€, para a associação “Amigos da Dianinha”, associação que ajuda as crianças com cancro do IPO do Porto.