“TRANSFERÊNCIAS EUROPEAS DE HABILIDADES” – ETAP PARTICIPA EM PROJETO ERASMUS+

0
1853

A ETAP Escola Profissional participa num projeto Erasmus +, KA2, denominado “Transferencias Europeas de Habilidades”, desde 2018. Um dos objetivos deste projeto é fazer uma comparação da formação em contexto de trabalho realizada nas empresas/entidades de acolhimento, quer do ponto de vista do empregador, quer dos alunos e professores.

Desde o início do projeto foram realizadas várias reuniões transnacionais nas quais participaram professores do CIFP A Xunqueira, IES A Paralaia, de Moaña, IES Daviña Rey, de Monforte de Lemos, José Luis Graiño do CPIFP, de Huelva, Lyceé Louis Ghilloux, de Rennes (França), de Strdei Skola Politecnyca, de Olomouc (República Tcheca), da Escola Profissional e da Escola Profissional do Infante, de Vila Nova de Gaia.

A terceira reunião transnacional do projeto ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de outubro em Vila Praia de Âncora e foi coordenada por José Luís Presa, Presidente da Direção da ETAP e também Presidente da Direção da ANESPO, Associação Nacional de Escolas Profissionais.

O programa cultural preparado para a receção dos participantes na reunião foi elaborado pelos alunos da turma de Técnico de Receção, 11º ano, da unidade de formação de Vila Praia de Âncora, através do qual foram dadas a conhecer alguns importantes pontos turísticos do concelho de Caminha e da cidade de Viana do Castelo. Durante os 3 dias de reunião, os alunos de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar confecionaram e serviram os almoços dos participantes, tendo sido a gastronomia minhota muito elogiada.

Este tipo de projetos Erasmus +, do modelo KA202, enfatizam parcerias estratégicas no campo da formação profissional e no desenvolvimento, transferência ou implementação de práticas inovadoras. Também é prosseguida a execução de iniciativas conjuntas para promover a cooperação, a aprendizagem entre pares e o intercâmbio de experiências a nível europeu.

Este projeto, coordenado pelos professores do CIFP A Xunqueira enfatizam que o plano que coordenam, chamado de transferências de habilidades europeias, foi o único aprovado em toda a comunidade autónoma da Galiza dentro da linha KA202.

A próxima reunião deste projeto está agendada para março de 2020 e decorrerá na cidade de Rennes, em França.