Transição Digital na ULSAM – Arranque de TELECONSULTA de Psiquiatria em Lares

0
206

No passado dia 3 de Agosto, a ULSAM iniciou as primeiras teleconsultas de Psiquiatria, entre a Unidade de Psiquiatria Comunitária de Valença, com sede no Centro de Saúde de Valença e o Centro Paroquial e Social de Barbeita e Merufe, em Monção.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia Nacional de expansão de Teleconsultas no SNS, projeto liderado pelo Centro Nacional de Telessaude [CNTS], integrado nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde [SPMS].

A Teleconsulta foi realizada em tempo real, ou seja, o doente não teve necessidade de sair do seu espaço habitual (Lar) e foi garantida a máxima segurança, proteção e confidencialidade dos dados transacionados via RSE LIVE.

A equipa multidisciplinar envolvida neste projeto piloto, elogiou a iniciativa da ULSAM, com impacto positivo no bem-estar do doente, e comodidade, para ambas as partes: doente e Médico Psiquiatra.

Este projeto de humanização de cuidados, pretende devolver à população mais idosa, a atenção que neste tempo de pandemia possa ter sido desviada para casos mais graves, recuperando nesta Teleconsulta individualizada, cuidados clínicos diferenciados aos doentes residentes em lares, apoio clínico aos colaboradores, estreitar pontes num SNS de maior Proximidade.

A ULSAM tem vindo a desenvolver vários projetos de Literacia Digital,  o Projeto de Teleconsultas conta com o apoio do SPMS.

O Projeto piloto de Arranque da teleconsulta no Lar de Barbeita e Merufe,  foi acompanhado pelo Senhor Vogal do CA – Dr. Rui Teixeira, Vogal do Conselho de Administração com o pelouro dos Sistemas de Informação, reforçando o seu empenho pessoal, e esforço desenvolvido pelo Conselho de Administração na Modernização e Simplificação Processual, traduzido no forte investimento realizado nos últimos quatro anos, na adequação tecnológica dos postos de trabalho e infraestruturas de comunicações de toda a ULSAM.

“A Transição Digital a acontecer de mãos dadas com a Humanização de Cuidados, ao serviço das pessoas do ALTO MINHO! “