Valença quer ser mais amiga do ambiente e saudável – Avançou a nova ciclovia urbana

2800 metros e um investimento de 633 mil euros
0
164

Uma nova rede ciclável está a nascer na cidade de Valença, com 2800 metros e um investimento de 633 mil euros.  Até ao final do ano Valença terá uma nova ciclovia que ligará os principais polos da cidade.    Valença quer melhor ambiente, mais qualidade de vida e menos CO2.

Manuel Lopes, Presidente da Câmara, considera que, hoje, as cidades tem de ser planificadas de forma diferente, tem de ser pensadas  para proporcionar a maior qualidade de vida aos seus habitantes. “A paisagem urbana moderna que Valença procura tem de criar um novo equilíbrio entre o Homem e a Natureza, assumindo que o ordenamento do solo tenha em vista, não apenas o crescimento, mas também o real desenvolvimento sustentado, ou seja, proteger e adaptar as paisagens existentes de modo a melhorar o bem-estar físico e social das populações. Queremos que as pessoas se sintam bem aqui e que amanha Valença continua com boa saúde”

Aproximar Fortaleza à Área Central 
O novo percurso ciclável ligará as Portas do Sol, na Fortaleza de Valença, ao Centro Coordenador de Transportes, à Estação dos Caminhos de Ferro / praça de táxis, ao Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e à ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais.
A obra decorre no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valença e vai criar um corredor ciclável ligando o centro histórico, com a área central da cidade e os principais pontos de fluxo de mobilidade da cidade.

Avenida dos Combatentes Requalificada
No âmbito desta intervenção a avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Av. Cristelo) está a ser completamente requalificada, em toda a sua extensão, desde a avenida de Espanha até à Fortaleza. A nova avenida além do percurso ciclável, terá nova e melhor iluminação, um piso mais confortável e com melhor enquadramento urbanístico e arborização nova.

Ponte Pedonal da Ponte Seca
Na Ponte Seca, está a ser construida uma nova ponte pedonal e ciclável, com estrutura metálica, junto à ponte atual, de modo a permitir a passagem do corredor ciclável. Uma intervenção que resolverá um problema antigo da ligação da cidade à parte norte da  Ecopista do Rio Minho.

Cidade Mais Amiga do Ambiente
A obra tem por grande objetivo oferecer uma rede atrativa e segura de mobilidade urbana que incentive o uso de meios de transporte mais saudáveis e amigos do ambiente. Uma aposta clara em tornar a cidade ambientalmente mais sustentável e melhor para viver, visitar e investir.
A obra da Câmara Municipal de Valença é financiada pelo programa Norte 2020.