VALENÇA – RECUPERA PASSADIÇO DA ECOPISTA

0
221

A Câmara Municipal de Valença está a requalificar as estruturas de madeira da marginal da Senhora da Cabeça, na Ecopista do Rio Minho, em Cristelo Côvo.    O conjunto de intervenções, em curso, pretendem resolver os problemas estruturais provocados pelo desgaste desta via, já com 16 anos. Tábuas soltas e partidas, vigas podres, e alguns buracos por ausência de tábuas, já não davam as condições ideais e de segurança a esta via.

Manuel Lopes, Presidente da Câmara “sabíamos que o madeiramento deste troço da Ecopista estava com problemas, queríamos intervir neste espaço com responsabilidade e assertividade. Perceber exatamente o estado de cada tábua, de cada pilar e de cada viga, para isso contratamos um estudo a um especialista na área que nos fez esse trabalho. Agora estamos na fase de obra e dentro de pouco vamos ter este troço renovado.”

Renovar a 3ª Melhor Via Verde da Europa
A Marginal da Senhora da Cabeça é um dos troços da Ecopista do Rio Minho, considerada a 3ª melhor Via Verde da Europa, com maior número de utilizadores. A proximidade ao rio, o cais da pesca tradicional e a envolvente paisagística do traçado tornam esta via verdadeiramente cativadora e embaixadora da região.

Recuperação das pontes para breve
As estruturas do Cais da Fonte vão, também, sofrer melhoramentos com a renovação dos pisos dos pontões, desgastados pelo tempo e uso. Pretende-se assim proporcionar melhores condições de trabalho e segurança à comunidade de pescadores.