“Vamos ComViver” com a Geração Sénior
As alunas Letícia Fernandes, Íris Ferreira e Carolina Santos do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º Ano da ETAP – Escola Profissional, unidade de formação de Vila Nova de Cerveira, organizaram uma série de visitas às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Vila Nova de Cerveira no decorrer dos meses de janeiro e fevereiro com um projeto denominado de “Vamos ComViver”. Esta ação teve como objetivo estabelecer um contacto mais próximo com os idosos.
As visitas foram divididas em dois momentos distintos.
Na primeira visita, com a finalidade de conhecer a instituição e os seus utentes, foram realizados diversos jogos.
Na segunda visita, foram realizadas entrevistas intituladas “A minha História de Vida”. Os utentes das várias instituições partilharam com as alunas a sua vida passada, os costumes e as tradições. Também foi momento de uma troca de conhecimentos entre as duas gerações, com atividades manuais subjacentes na reciclagem de materiais.
Estivemos em todas as IPSSs entre elas: o Lar Maria Luiza – Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, o Centro Paroquial e Social de Covas, a ADSL – Espaço Sénior de Gondarém, o Centro Paroquial de Promoção Social de Reboreda, o Centro Social e Paroquial de Gondarém, o Centro de Dia de Loivo e o Centro Social e Paroquial de Campos.
Tratou-se de uma experiência enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Um momento de partilha e de aproximação à realidade do dia-a-dia da população mais envelhecida. Pelos testemunhos recolhidos constatou-se que, apesar da vida antigamente não ser nada fácil, mesmo assim as pessoas conseguiam encontrar felicidade e alegria.
Envelhecer com dignidade é um direito fundamental.