Viana do Castelo apresenta voto de pesar pelo falecimento do Bispo Emérito D. José Pedreira

0
216

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou um voto de pesar pelo falecimento do Bispo Emérito de Viana do Castelo, D. José Augusto Pedreira, de 85 anos de idade. O autarca, José Maria Costa, expressou pesar pelo falecimento de uma personalidade de referência, anunciando que a Câmara Municipal vai decretar um dia de luto municipal pelo falecimento do bispo emérito.

D. José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010. Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959 e, em 1982, foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.

A ordenação episcopal decorreu a 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante D. Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.

A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de D. Anacleto Oliveira, entretanto falecido.

Foto: Agencia Ecclesia