Viana do Castelo homenageia Aristides de Sousa Mendes com criação de nova Praça

0
932

O Município de Viana do Castelo vai prestar homenagem a Aristides de Sousa Mendes, um dos homens grandes da História Contemporânea, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O programa de homenagem inclui, às 16h00, o descerramento de uma placa na nova Praça Aristides de Sousa Mendes, no espaço requalificado da Praia Norte.

A homenagem integra ainda a conferência “A lista de Aristides Sousa Mendes”, por Ana Cristina Luz, autora do livro com o mesmo nome, no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 17h30. Pelas 18h00, será promovida a exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”, gravado em Viana do Castelo, que contará com a presença do produtor José Mazeda e do realizador Francisco Manso, bem como de alguns atores.

Aristides de Sousa Mendes foi o diplomata que, no início da Segunda Guerra Mundial, e quando desempenhava as funções de cônsul em Bordéus, concedeu cerca de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, contra as ordens expressas do então regime do Estado Novo. Obrigado a voltar a Portugal, foi demitido do cargo e ficou na miséria, com a sua numerosa família. Morreu na pobreza a 03 de abril de 1954, no Hospital dos Franciscanos, em Lisboa.

Só em 1966 foi reconhecido pelo instituto Yad Vashem, memorial dos mártires e heróis do Holocausto, como um “Justo entre as Nações”. Em 1998, foi condecorado a título póstumo com a Cruz de Mérito pela República Portuguesa pelas suas ações em Bordéus.