VIANA DO CASTELO INAUGURA GALERIA DR. FRANCISCO SAMPAIO

PARA HOMENAGEAR HOMEM “QUE NOS CONVOCA PARA CELEBRARMOS A NOSSA AUTENTICIDADE”
0
2264

A Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu o nome de Dr. Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje no dia em que esta figura incontornável do turismo, professor e etnógrafo completou 82 anos de vida. A homenagem do Município aconteceu porque, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, “este Museu do Traje tem muito da mão dele”.


Recorde-se que Francisco Sampaio foi um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e é reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia. O autarca considerou mesmo que Francisco Sampaio, juntamente com Amadeu Costa e Francisco Cruz, ambos já falecidos, formavam “um trio fabuloso na organização das festas”.


Na cerimónia, que contou com a presença dos filhos do homenageado, José Maria Costa referiu que “celebra-se o perfume da vida do Dr. Francisco Sampaio e das instituições que ele perfumou com a sua sabedoria e conhecimento”, assegurando que o professor “nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade, a nossa identidade e aquilo que nos distingue”.


José Maria Costa apresentou ainda a reedição trilingue do livro “Romaria da Senhora d’Agonia”, redigida em português, inglês e francês, tendo em conta o crescimento do turismo em Viana do Castelo.


Anabela Sampaio, filha mais velha do homenageado, assumiu que o pai é “um espírito livre com um espírito de missão” e um homem “apaixonado pela região e pelas suas pessoas”.


Já a Presidente da Vianafestas, Maria José Guerreiro, destacou a bondade, o entusiasmo e a generosidade do homem e do profissional com quem teve o “privilégio” de trabalhar.


Na cerimónia marcou ainda presença o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Confraria dos Gastrónomos do Minho e cerca de uma centena de pessoas, entre familiares, amigos e apreciadores do trabalho desenvolvido ao longo de décadas por Francisco Sampaio.


Francisco Sampaio exerceu, entre outras funções, a de Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar.


É autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Redigiu o estudo que serviu de base à Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, que foi aprovada em 2013.

fonte: cm-viana-castelo.pt