VIANA DO CASTELO RECEBE INTERESCOLAS 2020

0
67

Os alunos das 12 Escolas do Turismo de Portugal reuném-se de 18 a 20 de fevereiro, em Viana do Castelo, para o Interescolas 2020, uma competição que, este ano, está também aberta à participação de todas as escolas nacionais que integram a Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT).

No total, cerca de 200 participantes irão competir nas categorias de Bar, Barista, Cozinheiro Aprendiz, Decathlon, Turismo, Alojamento Hoteleiro, Gestão Hoteleira, Pasteleiro Júnior, Taça Joaquim Janeiro, Escanção (Gilberto Mira), Empreendedorismo e, pela primeira vez, Cozinheiro Vegetariano.

A especialidade “Cozinheiro Vegetariano” consiste numa prova em equipa, composta por dois alunos, que terão de elaborar, preparar e confecionar um acepipe a partir de produtos de origem vegetal e, uma prova individual, em que cada aluno terá de elaborar uma ficha técnica de um prato principal para quatro pessoas, a partir de um cesto surpresa que inclua, pelo menos, um produto de origem vegetal. Terão também que elaborar, preparar, confecionar e empratar, o prato principal da ficha técnica.

Os vencedores de cada especialidade serão os representantes de Portugal nos Encontros Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) que, este ano, irão decorrer em Aveiro, em novembro.

Organizado pelas Escolas do Turismo de Portugal, este concurso realiza-se desde 2006, tendo sido alargada a participação a todas as escolas portuguesas que integram a AEHT, visando reforçar a parceria entre o grupo de escolas associadas da AEHT e contribuir para o sucesso da participação nacional na competição europeia, evidenciando igualmente os futuros profissionais do turismo em Portugal.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.

Info: turismodeportugal.pt

Sobre as Escolas do Turismo de Portugal

A Rede Escolar do Turismo de Portugal é constituída por 12 escolas, de norte a sul do país, (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro) que apostam na formação profissional, qualificando e elevando as competências dos profissionais do setor. As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 3.000 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam mais de 5.000 profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.

Info: escolas.turismodeportugal.pt