VIANA DO CASTELO VAI TER CENTRO DE CONGRESSOS E EXPOSIÇÕES

0
575

O Município de Viana do Castelo vai transformar o ex-pavilhão da Associação Industrial do Minho (AIMinho), que recentemente adquiriu, no novo Centro de Congressos e Exposições de Viana do Castelo. O projeto de adaptação e refuncionalização do espaço está já a ser efetuado e as obras arrancam já no início de 2020.

O pavilhão está a ser alvo de um reajuste para refuncionalização depois de ter sido adquirido, conforme decisão aprovada em finais de maio em reunião de executivo.

A decisão foi tomada pelo executivo graças aos inúmeros pedidos de congressos e eventos nacionais e internacionais que o Município tem vindo a receber e que torna urgente a disponibilização de mais instalações para a realização de eventos.

O novo espaço de congressos irá beneficiar da centralidade das instalações, da proximidade do parque de estacionamento, que permite o acesso rápido ao centro histórico e às diversas unidades hoteleiras, restauração e comércio tradicional da cidade.

Estes são os motivos que levaram o executivo a optar pela refuncionalização do antigo espaço da AIMinho, que será dotado das condições necessárias para acolher congressos e eventos nacionais e internacionais. O espaço passará a contar com uma sala de congressos e eventos para cerca de 500 pessoas, um auditório para 140 pessoas, uma sala de exposições e ainda salas para workshops ou sessões temáticas. O novo centro de congressos assumirá um papel importante na dinamização económica e na atratividade do concelho.

Paralelamente, serão efetuadas obras de adaptação da atual Escola Profissional – ETAP ali existente, potenciando assim os cursos de formação profissional nas áreas e apoio logístico e de operação ao centro histórico.