Visita a Paris – Projeto Pedagógico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha

0
53

A realização da visita a Paris é assumida como uma das ações pedagógicas essenciais ao término do ciclo básico de estudos da disciplina de Francês (9º ano do terceiro ciclo do ensino básico), lecionada no Agrupamento de Escolas.

Envolvendo alunos da escola sede (Caminha) e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Vila Praia de Âncora), a visita de estudo à capital de França decorreu, este ano, de 20 a 23 de fevereiro e durante 4 dias (3 noites) foi intenso o programa que procurou corresponder às expectativas dos alunos e às determinações curriculares da disciplina, reservando-se ainda alguns momentos para a apreciação da cidade que tem tanto de belo como de mágico, tanto de luz como de brilho.

A oportunidade gerada pela promoção de uma visita de estudo supervisionada pedagogicamente por docentes é sempre garantia da melhor gestão de locais a visitar e desta viagem fica esse mesmo registo. Dos emblemáticos Champs Elysées à Cité, do moderno Bairro de La Défense a Montmartre, de Les Halles às Tuilleries, da Concorde a Beaubourg, ficaram as imagens únicas de ícones singulares da cidade como o Arc de Triomphe, Notre-Dame, o Grand Arche de La Défense, Sacré Coeur, Musée du Louvre ou o Centre Georges Pompidou.

Mas uma visita a Paris não pode ignorar a mundialmente famosa Tour Eiffel e os alunos do agrupamento, acompanhados pelas docentes Emília Roda, Teresa Dantas, Helena Brás e Clara Vieira, subiram ao terceiro andar retendo as imagens mais amplas da cidade.

Para que o conhecimento histórico não fosse esquecido houve ainda a visita guiada à cidade, com guia local, percebendo-se a importância da capital francesa ao longo dos tempos, da sua recriação em certos momentos, do seu passado imponente à modernidade que marca as épocas mais recentes. Paris é um pouco de tudo isto, uma referência na arte e nas experiências sociais que deixa marcas nas suas ruas e edifícios.

Um passeio de bateaux-mouche completou o percurso pelas áreas urbanas e aproximou os alunos do Sena, rio que atravessa Paris e que encerra tantas histórias quantas a própria cidade. O percurso histórico completou-se com a ida ao Palácio de Versailles e à constatação de um período de ostentação que terminaria em declínio. Paris foi também um exemplo de mudança, de liderança e ruturas, e Versailles testemunha, de certa forma, isso mesmo.

Já no plano social, e refletindo a importância da cidade noutros domínios, esta visita integrou ainda um dia passado na Disneyland – Paris, vivendo o entusiasmo da diversão e a magia do espetáculo de encerramento que faz de todos sonhadores, perdidos numa infância aparentemente longínqua mas de certa forma tão próxima.

Conscientes de uma viagem bem sucedida, é a memória dos alunos do agrupamento que certifica a boa decisão pedagógica de, através desta viagem, se dar um forte contributo para a melhoria do sucesso educativo, reforçando-se a valorização das áreas de expressão linguística, social e cultural, permitindo, através do contacto direto com vivências e hábitos próprios da sociedade francesa, consolidar as aprendizagens associadas ao estudo de uma língua estrangeira, em geral, e da língua francesa, em particular. Esta forma de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, associada ao estímulo gerado pelo contacto intercultural capaz de identificar aspetos socioculturais e geográficos de França, fortalece os saberes e valida a ação da escola, que assume ainda primazia na gestão das vivências em grupo em contextos formais e informais.

Esta visita contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, que se associou a esta iniciativa assumindo o transporte entre as escolas e o aeroporto.  

JCR | GabCom