Viver em Moledo, Viver em Portugal

Opinião de Kimberly Vital Brasil
0
932

Há exatamente um ano, eu e a minha família mudámo-nos do Brasil para o nosso novo lar, aqui em Portugal. Uma mudança atravessando o mar, cheia de incertezas, em plena pandemia. Durante este ano, passámos o nosso primeiro outono, inverno, primavera e verão no Alto Minho, com o esplendor do mar e o verde exuberante das montanhas à nossa porta.

Fazendo um balanço deste ano como novos moradores de Moledo, em Caminha, gostaria de compartilhar com os leitores as 10 razões pelas quais nos apaixonámos pela nossa nova moradia.

1. A liberdade. Sem dúvida, o motivo primordial seria a sensação de liberdade e segurança. Poder andar na rua com o telemóvel nas mãos, explorar estradas desconhecidas sem medo e poder sentar num banco de uma esplanada despreocupada, não tem preço. A nossa família tem raízes tanto no Brasil como nos EUA, dois países que sofrem com o mal da violência e viver sem este peso é maravilhoso.

2. Os doces. Um pastel de nata salpicado com canela. Uma bola de Berlim recheada de creme. Um palmier coberto com chocolate. Sentar na esplanada degustando destes doces acompanhados por um galão é um prazer que alegra a vida.

3. As Flores. Um constante encanto em todos os sítios do Alto Minho é ver o cuidado que cada freguesia tem em plantar e cuidar das flores nos canteiros, nos jardins, nas janelas e em volta dos chafarizes. Fico apaixonada ao ver que flores diferentes são plantadas nas diferentes estações do ano para que sempre haja um desabrochar a acontecer.

4. A disposição das pessoas a ajudar o próximo. Os minhotos sempre estão prontos a ajudar, a explicar, a apontar a melhor maneira de navegar este novo país em que vivemos. Somos muito gratos por ter sido tão bem recebidos durante um momento tão difícil quanto esta pandemia.

5. A calma. O silêncio, a calma nas estradas, a possibilidade de ouvir o cantar dos pássaros e o vento, de fazer uma caminhada num campo para apreciar a paz. Esta sensação de calma é preciosa e faz bem à alma. Se precisar de um momento para reflexão, nada melhor que uma visita ao Mosteiro de São João da Arga, por exemplo.

6. O cultivo da história. Aqui, no Alto Minho podemos ver vestígios de desenhos rupestres, castros, construções barrocas, medievais e renascentistas. É uma oportunidade diária de aprender sobre o passado e de entender o legado deixado pelas pessoas que vieram antes de nós. Poder fazer um piquenique ao lado de uma fortaleza construída em 1699 é incrível.

7. O mar. Nunca imaginei que teria o privilégio de morar perto do mar. O mar é como uma mulher, cheio de humores, doce, tempestuosa, calma e poderosa dependendo na hora e o dia. Os tons de azul, prata e verde se modificam ao refletir o sol, as nuvens. É impossível não se emocionar ao ver as ondas e a bola fogosa do sol derreter dentro do horizonte.

8. Os azulejos. Acho que o que amo mais sobre Portugal são os azulejos. Estas fachadas coloridas, pintadas com flores e formas, novas e velhas, embelezam as casas, as igrejas e os prédios como jóias. Não há um dia em que não pare para tirar uma foto destes revestimentos que dão um toque tão charmoso.

9. A valorização da cultura e o desporto. Infelizmente, ainda não tivemos a oportunidade de desfrutar de todos os eventos normalmente programados, devido à pandemia. Mas as romarias, os concertos e shows, os festivais diversos, exposições artísticas, corridas… são intermináveis as ofertas para apoiar e participar da cultura aqui no Alto Minho. Será maravilhoso poder futuramente aproveitar as ofertas aqui na região.

10. A proximidade de outros países e a facilidade de transporte. Poder visitar Espanha de ferryboat, andar de comboio para Lisboa, apanhar um voo low cost para outros países da Europa, ir de autocarro para Faro. Estas possibilidades são infinitas. Amo poder visitar lugares maravilhosos como a Serra D’Arga, Vila Nova de Cerveira, Ponte De Lima… A Praia das Ingleses em menos que 30 minutos da nossa residência. Os miradouros, as montanhas, os rios são fáceis de visitar a pé, de bicicicleta ou de carro. É realmente um sonho.

Poderia fazer uma lista mais extensa, pois as belezas e as alegrias de morar aqui em Moledo são muitas. Apesar de neste ano ter havido muitos desafios e dificuldades (mudar de país não é fácil), o balanço final é extremamente positivo. Que venham muito mais anos aqui neste belo lugar.

Kimberly Vital Brasil