AÇÃO PEDAGÓGICA “A TERRA TREME”

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
1991

A “Terra Treme” é uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que procura incluir no quotidiano da população, em geral, e da escolar, em particular, a atenção para o risco sísmico a que o nosso contexto geográfico está associado e para a importância de conhecer os comportamentos básicos a adotar em caso de sismo e que poderão salvar vidas.

A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, à semelhança de anos anterior, não deixou de se associar a esta ação, que é de cariz pedagógico e formativo de todos os cidadãos.

Foi a 15 de novembro que a escola seguiu, no simulado minuto de “A Terra Treme”, os três comportamentos de resposta a uma situação real de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.

Pela simplicidade, as três ações estão ao alcance da maioria da população e, pelos saberes adquiridos e experiências partilhadas, são na verdade uma garantia de sobrevivência, merecendo por isso a adesão ao treino, por simulacro.

Findo o exercício, mas antes ainda de se retomar o trabalho regular das atividades letivas, com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico foi realizado um exercício complementar de simulacro, envolvendo a evacuação da sala de aula.

Com um total de cinco turmas envolvidas nesta segunda atividade, foi possível reunir todos os alunos, no tempo definido de dois minutos, no ponto de encontro exterior, conseguindo-se concretizar de forma positiva a tarefa.

As iniciativas de prevenção face às mais diversas ocorrências no domínio da proteção civil, enquadram-se no perfil de competências dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, num entrelaçado de atitudes, conhecimentos e capacidade que promove o bem-estar, saúde e ambiente, o saber científico, técnico e tecnológico, o desenvolvimento pessoal e autonomia, entre outros domínios com os quais a escola está, pelas suas práticas, comprometida.

JCR | GabCom