AÇÃO PEDAGÓGICA – VISITA DE ESTUDO A LISBOA

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
1313

Decorreu, nos passados dias 27 e 28 de Janeiro, a visita de estudo que levou os alunos do 11º e 12º anos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, a Lisboa. Dando cumprimento às atividades previstas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, estes alunos tiveram assim a oportunidade de realizar percursos de conhecimento e de exploração vocacional.

Foram dois dias de intensa atividade, ditados por um calendário apertado, mas igualmente enriquecedor. Na Universidade de Lisboa, os alunos foram envolvidos na mostra “Descobre a ULisboa”, sendo-lhes apresentada, pela Reitoria da Universidade de Lisboa, uma exposição interativa, dirigida aos estudantes do ensino secundário. Com um leque alargado de atividades, organizadas por dezoito Escolas, pelo Instituto Confúcio e pelos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa, esta exposição constituiu uma viagem pelo conhecimento em todas as áreas do saber. Os alunos tiveram ainda a possibilidade de conversar com os estudantes e professores dos vários cursos, assim como percorrer as rotas laboratoriais que lhes possibilitaram abrir horizontes futuros, facilitando ou apoiando as suas decisões formativas próximas.

Pensando no trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, estes alunos realizaram, na capital, um périplo, em visita guiada, pelos locais emblemáticos que marcaram a vida e a obra de Fernando Pessoa e Eça de Queirós, concretizando-se, nesta abordagem à vida dos autores das diferentes obras lecionadas, a identidade literária estudada.

Acompanhados pelas docentes Helena Brás, Dália Lopes e Estela Carvalho, os alunos regressaram com novas experiências e saberes, aliados ao cansaço que a intensidade das atividades, distribuídas por estes dois dias, obrigou, só atenuado pela satisfação e convívio que aproximou alunos e professoras.

O sentido de responsabilidade verdadeiramente exemplar de todos permitiu que os objetivos estabelecidos fossem cumpridos e que a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, no seu enquadramento pedagógico no Agrupamento de Escolas concelhio, disponibilizasse mais uma ação diversificada de aprendizagem, dando aos seus alunos mais oportunidades de desenvolvimento de saberes e competências.

JCR | GabCom