Adjudicada obra da escola e sede academia de música em vila praia de âncora

2 milhões de euros - Expetativa aponta para o início dos trabalhos no próximo mês
0
1608

A ampliação da Escola Básica e Secundária e Espaços de Interpretação para o Ensino Articulado (sede da Academia de Música Fernandes Fão) de Vila Praia de Âncora foi adjudicada por cerca de dois milhões de euros, podendo a obra iniciar-se já no próximo mês. A decisão foi tomada ontem pelo Executivo, que reuniu nos Paços do Concelho, com parte dos elementos a participar pelo sistema de videoconferência.

Conforme sublinhou o Presidente da Câmara, esta é uma obra muito importante para Vila Praia de Âncora e para o concelho e a expetativa é que os trabalhos possam iniciar-se o mais rapidamente que for possível, faltando agora apenas o visto do Tribunal de Contas. “Esta será também uma forma de dar alguma normalidade a estes tempos”, disse ainda Miguel Alves.

“De acordo com o caderno de encargos, “a empreitada compreende a intervenção na Escola Básica e Secundária, em Vila Praia de Âncora, com a construção de um novo edifício. Este novo edifício cria um novo auditório, combatendo assim as necessidades, havendo a possibilidade de utilização de pessoas externas à comunidade escolar. Esta empreitada, colmata também a inexistência de espaços destinados para o ensino de música e de tecnologias e ensino articulado havendo critérios acústicos cumpridos”.

Com a ampliação da escola criam-se ainda condições de trabalho para professores e para toda a comunidade escolar, acautelando o possível crescimento do número de estudantes. Esta amplificação permite receber os alunos do primeiro ciclo de ensino, não havendo separação da restante envolvente de comunidade escolar.

O auditório contém uma entrada independente tornando assim ágil a utilização de pessoas externas.  A empreitada tem ainda como objetivo requalificar os espaços existentes no exterior melhorando o seu conforto e interligando-os.

Este é um dos grandes investimentos na área da Educação no concelho. A sede da Academia de Música Fernandes Fão, no âmbito da empreitada, é construída ao mesmo tempo que a Escola Básica, com total autonomia de funções e de espaços, partilhando auditório e zona envolvente.

Como referiu oportunamente Miguel Alves, “a construção da Escola Básica de Vila Praia de Âncora cumpre um velho anseio da população que assim terá um equipamento específico para as crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Esta obra terá impacto no restante edificado, libertando espaços e melhorando condições”.

O valor exato da adjudicação é de 1 952 436,69 euros, sendo a obra entregue no quadro do concurso à empresa Baltor Engenharia e Construção.