“Apoio Maior” do IPDJ Jovens voluntários integram projeto nacional de apoio comunitário

0
2046

Com o objetivo de apoiar, reforçar e qualificar as respostas de apoio comunitário levadas a cabo pelas freguesias portuguesas durante o período de isolamento, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em parceria com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), promove a ação de voluntariado “Apoio Maior” (cartaz em anexo).

No contexto da pandemia provocada pela Covid-19, que levaram ao isolamento de muitas comunidades desfavorecidas e vulneráveis, especialmente população mais envelhecida, este projeto de voluntariado está integrado na campanha #SerJovemEmCasa e está no âmbito do programa “Agora Nós”.

Este projeto de voluntariado – que decorre nas regiões do Alentejo, do Algarve, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte – decorre até ao final de maio, envolvendo cerca de 150 jovens voluntários, dos 18 aos 30 anos.

Os voluntários, devidamente equipados e cumprindo as normas de segurança, realizam tarefas como:

  • apoio à distribuição de bens alimentares e medicamentos;
  • aconselhamento de serviços públicos de apoio;
  • esclarecimento de dúvidas à comunidade;
  • divulgação telefónica e digital dos programas de apoio à saúde;
  • entre outra logística necessária, de retaguarda, ou apoio às Juntas de Freguesia.

O IPDJ disponibiliza aos voluntários formação geral e específica para o desenvolvimento da atividade, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, ressarcimento das despesas, um certificado de participação e um certificado de competência “Passe Jovem”.

No Dia do Associativismo Jovem, que se assinala esta quinta-feira, o IPDJ destaca a importância das atividades nas áreas do voluntariado, que devem ser reconhecidas e certificadas, por forma a que esta aquisição de saberes possa ser legitimada pela sociedade como uma mais-valia, contribuindo para o enriquecimento pessoal e curricular dos jovens.

Para assinalar a data, o IPDJ promove ainda um webinar (que poderá ser acompanhado em www.ipdj.gov.pt) subordinado ao tema “Dia do Associativismo Jovem: Participação Juvenil em tempos de Covid”, que visa partilhar boas práticas e convida entidades que dinamizam respostas inovadoras aos desafios colocados pela pandemia. Nesta sessão online, agendada para as 18h30 desta quinta-feira, participarão o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, os presidentes do Conselho Nacional da Juventude e da Federação Nacional das Associações Juvenis, que vão interagir com vários jovens. Também em resposta ao repto lançado pelo IPDJ, a partir de amanhã e até domingo, serão partilhados vídeos enviados por associações juvenis que respondem a duas perguntas:

1. Como é que a vossa associação está a adaptar-se a este novo contexto e que respostas estão a conseguir dar aos jovens?
2. Numa frase só: O que irá mudar na vida dos jovens depois desta pandemia?

Todas estas iniciativas integram a campanha #SerJovemEmCasa.

Lisboa, 29 de abril de 2020