Arte(s)Lions2020 presta homenagem in memoriam a Álvaro Marinho (1924-2019)

LIONS CLUBE DE VILA PRAIA DE ÂNCORA EM AÇÃO
0
1966

Foi inaugurada no passado sábado 26 de setembro, na Galeria Guntilanis em Vila Praia de Âncora, a exposição arte(s)Lions2020, que presta homenagem,  in memoriam, a Álvaro Marinho (1924-2019) artista amador ancorense, com curadoria de Isabel Lima em co-curadoria com Mário Rebelo.

Contou com a presença de Guilherme Lagido, Vice-Presidente da Câmara de Caminha, de Carlos Castro Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, de diversas individualidades e membros do Lions Clube, e de representantes da família do homenageado que gentilmente cederam as peças expostas.

A arte(s)Lions é um projeto de intervenção cultural na comunidade, criado em 2017, por iniciativa do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, com o formato de exposição coletiva.

Tem como principal finalidade promover a aproximação da comunidade à arte, através da apresentação e divulgação da obra de artistas de diversas áreas artísticas, assim como, das obras de alguns membros do Lions Clube que desenvolvem uma prática artística.

A organização evidencia que as suas quatro edições tiveram a adesão positiva dos artistas convidados, o interesse dos média e um número significativo de visitantes, o que afere o impacto positivo da arte(s)Lions na comunidade.

Como referiu a curadora, «este ano a arte(s)Lions  promoveu a exposição das obras de Álvaro Marinho (1924-2019), autor de um vasto conjunto de esculturas em madeira, com uma iconografia essencialmente de cariz sacro, o que evidencia o sentido do espiritual e do sagrado no seu imaginário.

No conjunto de trabalhos apresentados não encontramos uma figuração de carácter erudito, nem tão pouco popular, mas sim uma obra que revela alguma ingenuidade, aliada a uma atenção cuidada à forma, ao movimento e aos detalhes, o que lhe confere o seu encanto.

O reconhecimento público, agora promovido pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora, vai permitir divulgar e dar visibilidade à sua obra!»

A arte(s)Lions2020 manter-se-á aberta ao público até 26 de outubro.