Autarcas do Alto Minho juntam-se na manifestação contra o lítio em Viana do Castelo

Viana do Castelo acolhe, no sábado dia 23 de outubro, uma manifestação contra a prospeção e mineração do lítio na Serra d'Arga
0
743

Quatro presidentes de Câmara do PS e um CDS-PP vão participar, no sábado, numa manifestação em Viana do Castelo contra os projectos de pesquisa de lítio previstos para Serra d’Arga região. Os presidentes socialistas das câmaras de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura confirmaram a presença no protesto organizado por quatro movimentos cívicos dos distritos de Viana do Castelo e Braga.

Também o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, disse irá participar na ação, acompanhado dos vereadores que compõem a maioria CDS-PP naquele município.

Ludovina Sousa, do movimento SOS Serra d’Arga, disse que a participação dos autarcas “é um
reforço inequívoco da posição que haviam manifestado antes das eleições autárquicas”.
“Desta vez para toda a população simboliza a união de todos, autarquias, associações e população contra este projecto que, a ser levado a cabo, terá consequências irreparáveis para a região”, adiantou.

Segundo a responsável, estão confirmadas as presenças de associações culturais e recreativas
e do intérprete de música tradicional portuguesa Augusto Canário. Ludovina Sousa disse que
o objectivo do protesto “é mostrar ao Governo que tudo será feito para impedir a concretização deste ataque ao território”.

“Queremos demonstrar uma grande acção de força do Minho e Alto Minho, das populações,
autarquias e associações de cinco concelhos dos distritos de Viana do Castelo e Braga”, afirmou na ocasião. Em causa está a consulta pública, iniciada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) dois dias depois das eleições autárquicas.

Fonte: Lusa