Câmara alerta para sms falsos sobre vacinação contra a Covid 19

0
77

Fomos informados pelos responsáveis da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que, nos últimos dias, pelo menos 10 pessoas receberam um SMS no seu telefone a agendar dia e hora para vacinação contra a COVID 19 no Centro Comunitário que o Município criou no Pavilhão Desportivo de Seixas. A Câmara Municipal de Caminha vem alertar todos os Munícipes que esses SMS são falsos. De facto, no nosso concelho, a notificação para vacinação ocorre sempre através de chamada telefónica efetuada por um elemento da equipa médica e administrativa habilitado especialmente para o caso. As razões que estão por detrás destes atos de enorme gravidade são desconhecidas, mas a ULSAM já apresentou queixa-crime junto da Guarda Nacional Republicana de Viana do Castelo de modo a apurar quem foram os autores destas mensagens.

A Câmara Municipal de Caminha alerta ainda que foram detetadas, pelo menos, três situações, onde as pessoas receberam uma chamada telefónica informando que teriam que deixar de tomar a medicação habitual para poderem ser vacinadas contra a COVID 19. Essa informação também é falsa e de uma enorme gravidade, colocando em risco a saúde e a vida das pessoas a quem se dirige. A vacinação contra a COVID 19 não exige nenhuma suspensão da medicação em curso, pelo que, qualquer chamada ou mensagem nesse sentido deve ser rejeitada.

O Município reafirma a credibilidade de todo o processo de vacinação, apoia os profissionais de saúde envolvidos e incentiva os Munícipes a tomar a vacina contra a COVID 19 para proteção de cada um e de toda a comunidade. Todo o cuidado é pouco perante a existência de informações falsas a circular, pelo que, se sentir alguma dúvida, cada pessoa deve contactar o seu médico de família ou a Câmara Municipal de Caminha que encaminhará as questões.