Câmara de Caminha está a promover ação de formação sobre educação alimentar

0
397

A Câmara Municipal de Caminha está a promover uma ação de formação para a saúde sobre educação alimentar nas escolas básicas do concelho, designada de “Peixe – Super herói”, dirigida aos alunos do 1º e 2º anos. Esta ação insere-se no programa de alimentação saudável nas escolas e vai realizar-se em todas as escolas básicas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) “reconhece que as intervenções para promover hábitos alimentares saudáveis devem ocorrer na infância e na adolescência. Nestas idades, as necessidades nutricionais associadas ao crescimento e desenvolvimento são mais elevadas e, por outro lado, os hábitos alimentares e padrões de comportamento alimentar são desenvolvidos durantes estes períodos e podem persistir durante a vida adulta. Para OMS, as escolas podem ser uma oportunidade importante para a prevenção, porque permitem alcançar um grande número de pessoas, incluindo jovens, funcionários da escola, famílias e membros da comunidade”. Também para a DGS “a escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável e de atividade física”.

Com iniciativas como esta, o município de Caminha pretende apoiar as famílias na criação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças. Assim, o objetivo desta ação “Peixe – Super herói” é sensibilizar as crianças para a importância do pescado numa alimentação saudável, ou seja, aumentar o consumo de peixe e diminuir o desperdício do mesmo nas escolas. Realçamos que as ementas servidas nos refeitórios das escolas do concelho de Caminha são confecionadas tendo em conta as diretrizes estabelecidas para a alimentação escolar em Portugal.

Este projeto que o Município está a levar a cabo conta com a parceria do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e está a ser dinamizado pela estagiária de nutrição, da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto, que está a desenvolver o Projeto da Alimentação Saudável em Contexto Escolar.