Campanha Nacional “desMarca a Diferença” – Balanço

0
330
Guarda Nacional Repúblicana GNR

A Guarda Nacional Republicana realizou uma campanha de sensibilização denominada por “desMarca a Diferença“, em todo o território nacional, direcionada para a divulgação dos direitos e promoção da inclusão das Pessoas com Deficiência, de 3 a 9 de dezembro, com diversas ações presenciais, apostando ainda na divulgação de conteúdos através das redes sociais.

No total foram realizadas 131 ações de sensibilização presenciais, onde foram sensibilizadas cerca de 2000 pessoas.

Paralelamente, houve lugar à campanha através das redes sociais, com um post por dia, tendo sido possível alcançar cerca de 550 mil pessoas, destacando-se a publicação que pode ser visualizada aqui.

No início desta campanha, evidenciou-se o uso de cães da GNR como um recurso terapêutico inovador em sessões de cinoterapia a crianças com necessidades educativas especiais, contribuindo para a expressão das suas emoções e para a capacidade de comunicação.

O final desta campanha ficou marcado por uma sessão de hipoterapia dirigida a pessoas portadoras de deficiência, em Évora, que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Patrícia Gaspar e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.

A GNR relembra que a inclusão plena de todos os cidadãos, incluindo os portadores de deficiência, é uma das suas maiores prioridades enquanto “força humana, próxima e de confiança“, estando focada em dispor de mecanismos de apoio que garantam respostas de qualidade junto da população.