Cidadania e desenvolvimento – Instituições e participação democrática

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
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O distanciamento físico não tem afastado docentes e alunos do essencial do seu trabalho, mantendo, de forma ajustada à nova realidade, o cumprimento de tarefas e o envolvimento em projetos de articulação favorecidos pela autonomia e flexibilidade curriculares e inscritas no plano anual de atividade do agrupamento.

A Cidadania de Desenvolvimento é disso um bom exemplo, sendo motor de ações colaborativas que gerem, na transversalidade, a aquisição de saberes e a primazia do pensamento crítico, identitário e criativo dos alunos.

Neste cenário serve de testemunho a ação pedagógica, realizada sob a orientação da docente Carla Pedrosa, que envolveu os alunos do 6ºC da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

Encontrada a efeméride aglutinadora do trabalho de projeto, o Dia da Europa, foi na articulação disciplinar entre esta área curricular disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento e a de História e Geografia de Portugal, que se consumou este projeto comemorativo e evocativo de uma data com significado especial para a União Europeia, num momento em que a crise que nos assola apela a maior solidariedade e paz.

Na alçada deste trabalho colaborativo, realizado à distância, esteve a temática “Instituições e Participação Democrática”, uma área de particular interesse na formação de cidadãos ativos, conhecedores de direitos, liberdades e garantias, refletindo um dos pilares fundamentais da Cidadania e Desenvolvimento e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Estes alunos, no quadro da ação pedagógica do conselho de turma que os orienta no seu percurso formativo, haviam já revelado interesse singular e capacidade de realização em momentos de atividades presenciais, como foi o exemplo da abordagem aos “Afetos e Educação para a Sexualidade”, trabalhada em torno da obra “O Pássaro da Alma”, de Michal Snunit, levando-os à produção de ilustrações dos excertos, para eles mais significativos.

A comemoração agora realizada, num modelo distinto das potencialidades que só a proximidade física garante, revela igualmente o compromisso letivo e a identidade que o agrupamento assume na vida dos seus alunos, alcançada pelo trabalho constante e empenhado dos docentes e de toda a comunidade escolar.

JCR | GabComAESP