Comité Olímpico de Portugal manifesta “pleno apoio” à candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023

0
962

O Comité Olímpico de Portugal manifesta “pleno apoio” e “elevada expetativa de sucesso” à candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023. Numa missiva enviada ao Presidente da Câmara Municipal, o Comité “reconhece o permanente empenho deste município em consolidar uma visão inovadora, bem como a importância na divulgação de exemplos de excelência”, realçando “o inestimável contributo prestado pela cidade de Viana do Castelo ao serviço do desporto português”.

“É, pois, nesta ocasião, de enorme relevância para o Movimento Olímpico e Desportivo do nosso país, a candidatura da cidade de Viana do Castelo a ‘Cidade Europeia do Desporto 2023’, expressando, através do trabalho levado a cabo nas políticas desportivas locais, a capacidade em alavancar fatores críticos de desenvolvimento desportivo nacional e um exemplo de sucesso na superação de condicionalismos à prática desportiva, bem como na capacidade em potenciar outros setores de atividade através do desporto e organizar eventos de excelência e dimensão internacional”, é referido na carta.

O Comité Olímpico sublinha ainda “a importância que o desporto tem emprestado ao desenvolvimento de Viana do Castelo e a relevância desta candidatura para continuar a estimular a dinâmica criada, fomentando a mobilização da comunidade, dos seus líderes políticos, empresariais e sociais, em torno do desporto e consolidando parcerias com outras áreas críticas de sucesso para o desenvolvimento local e regional”.

A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.

O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.