Concelho de Caminha volta a ser galardoado com Cinco Bandeiras Azuis em 2021

0
1210

O concelho de Caminha mantém, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis. A época de 2021 reafirma a qualidade das praias e reflete a continuidade do esforço que o Município tem vindo a desenvolver, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.