Concelho ganha nova praia de banhos em Pedras Ruivas, Seixas

Portaria publicada junta Praia de Pedras Ruivas às já conhecidas Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão e Azenhas
0
131

Foi publicada a Portaria n.º 102-C/2021, de 14 de maio, que procede, para o ano de 2021, à identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respetivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores. Entre essas praias está identificada a Praia de Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, uma zona de enorme beleza banhada pelo rio Minho e marcada por margens verdes encantadoras.

A nova praia junta-se às praias já conhecidas no concelho de Caminha como as da Foz do Minho em Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão em Âncora e Azenhas em Vilar de Mouros.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “a oficialização desta praia de rara beleza, é mais um sinal de trabalho que o Município tem vindo a fazer para a sustentabilidade do território e para a criação de mais fatores de atratividade para residentes e turistas. Seixas merece, o rio Minho merece e o concelho de Caminha também merece esta distinção do Governo de Portugal”.

Ao longo dos últimos anos, o Município de Caminha vinha trabalhando para incluir Pedras Ruivas na listagem nacional de praias de banhos e o resultado chegou no ano em que o país responde à crise pandémica. Segundo o autarca de Caminha, “em Pedras Ruivas, como nas outras praias oficiais, será assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear respetiva, monitorizando-se a qualidade da água e definindo-se regras relativamente à ocupação e utilização da área balnear. Ganhamos todos com a maior exigência que é criada”.

A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, começa no dia 12 de junho e termina a 12 de setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de julho terminando a 31 de Agosto