Concertos de Reis em Lanhelas e Seixas marcam o dia de sábado

Concerto de Ano Novo, cancelado dia 1 por causa da intempérie, remarcado para 14 de janeiro
0
528

Dois grandes concertos assinalam, este sábado, em Seixas e Lanhelas, as festividades associadas ainda ao Natal, e aos Reis Magos. O Dia de Reis assinala-se amanhã, sexta-feira, mas os dois concertos acontecem no fim de semana, o primeiro, à tarde, na Casa do Povo de Lanhelas, pela Sociedade Musical Banda Lanhelense, e o segundo à noite, em Seixas, na Igreja de São Bento, pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora. No dia 14 acontecerá o Concerto de Ano Novo, que o mau tempo obrigou a cancelar e que já tem nova data. Todos os concertos são de acesso livre.

As tradições do Dia de Reis em Portugal celebram a visita dos três reis magos do Oriente ao Menino Jesus, que terá acontecido na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela e com o intuito de homenagear o recém-nascido.

Em Caminha, a tradição assinala-se normalmente com música e este ano também será assim, com dois concertos, um marcado para as 17h00 (Lanhelas) e o segundo agendado para as 21h00, em Seixas.
Duas instituições de enorme prestígio protagonizam ambos os espetáculos. Por um lado, a Sociedade Musical Banda Lanhelense, com mais de 170 anos ao serviço da cultura. Segundo os registos, a Banda de Música de Lanhelas foi fundada oficialmente a 1 de janeiro de 1850, no entanto, existem alguns relatos da existência da chamada então, “Musica de Lanhelas”, fundada cerca de 20 anos antes desta data.

A Sociedade Musical Banda Lanhelense irá estar em palco também no sábado seguinte, 14 de janeiro, pelas 21h30, desta vez no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, agora para o Concerto de Ano Novo, previsto para o dia 1 de janeiro e que teve de ser cancelado e reagendado devido aos constrangimentos provocados pelo mau tempo.
Ambos os concertos da Sociedade Musical Banda Lanhelense têm por tema “De Viena ao Concelho de Caminha” e contam com a participação de Vanda Pego, José Oliveira e Maria Leonor Picas.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora, como referimos, estará na noite deste sábado em Seixas, na Igreja de São Bento. Trata-se de outra instituição de referência do concelho, na área da música e da cultura, que há várias décadas prestigia as nossas melhores tradições.

Todos os concertos são gratuitos e de acesso livre.