De acordo com a legislação em vigor, publicamos o Estatuto Editorial deste órgão de Comunicação Social:

Estatuto Editorial

O Jornal “Terra e Mar” é um órgão da comunicação social de âmbito e difusão regional vocacionado para a informação de carácter geral.

O Jornal “Terra e Mar” assume total independência face aos poderes políticos, económicos ou religiosos e os seus redactores, colaboradores e director, a quem compete, nos termos da Lei de Imprensa, “a orientação, superintendência e determinação do conteúdo do periódico” , afirmam-se publicamente solidários com os seguintes princípios:

1º O Jornal “Terra e Mar” inspira-se nos preceitos constantes da Declaração Universal dos Direitos do Homem, designadamente no que se refere à promoção e defesa da liberdade de pensamento pela Imprensa.

2º O Jornal “Terra e Mar” desenvolverá a actividade jornalística tendo em consideração a importância em manter a opinião pública informada e esclarecida relativamente a todos os assuntos de interesse regional e nacional, como pressuposto e fundamento da sociedade democrática que importa reforçar e consolidar.

O Jornal “Terra e Mar” deverá respeitar e distinguir os factos das opiniões, adoptando-se relativamente a cada caso os seguintes procedimentos e princípios deontológicos:

a) Quanto aos factos:

Deverão ser analisados com rigor, profundidade no apuramento, isenção e objectividade na interpretação, serenidade e moderação na linguagem.

b) Quanto à opinião:

Deverá ser respeitado e promovido o pluralismo informativo implícito nos princípios enunciados, reservando-se o direito de rejeitar ou denunciar teses ou práticas demagógicas, bem como ideias ou acções que se baseiam na violência ou conduzam a qualquer forma de totalitarismo.

c) Princípios deontológicos

Deverão ser respeitados integralmente os princípios deontológicos consignados no estatuto da imprensa regional e demais documentos orientadores da ética profissional dos jornalistas e bem assim da boa fé dos leitores.

O Jornal “Terra e Mar” condiciona a divulgação de textos de opinião, próprios ou de colaboradores, à compatibilidade com os princípios enunciados, fazendo da coerência um objectivo desejável, rejeitando as opiniões que frontalmente se oponham à sua orientação geral.

O Jornal “Terra e Mar” deverá funcionar como veículo privilegiado para o desenvolvimento cultural da população não só de Vila Praia de Âncora e do Vale do Âncora mas de outras áreas geográficas onde encontre leitores interessados na recepção e apreciação do seu conteúdo.