ETAP – ESCOLA PROFISSIONAL PARTICIPA NA CRIAÇÃO DA ERASMUS TV INTERNACIONAL

0
1393

A ETAP –Escola Profissional está envolvida num Projeto Erasmus +, KA2, intitulado Erasmus TV Internacional, juntamente com outras escolas europeias da Polónia, Turquia, Espanha, Itália e Roménia cujo objetivo é o de proporcionar aos alunos experiências diferentes e potenciar o triângulo educação, cultura e tecnologia. Este projeto tem como principal missão o trabalho de diferentes competências dos alunos em termos profissionais, como a organização de todas as tarefas inerentes à produção de vídeos, material de divulgação, elaboração de notícias e a organização de meetings. Na vertente pessoal serão trabalhadas um outro conjunto de capacidades como a partilha dos seus costumes e cultura com outros alunos de outros pontos da Europa.

A reunião de arranque do projeto decorreu em Istambul na Turquia, de 22 a 25 de outubro, com um programa vastíssimo que permitiu a operacionalização do projeto para os próximos 2 anos com os outros parceiros e a participação em workshops de vídeo na Universidade de Istambul, palestras sobre cyberbulling, segurança na internet e direitos de autor. Esta jornada contemplou também o contato com a gastronomia local, cultura/costumes e um conjunto de visitas aos principais locais em Istambul, nomeadamente, ao Museu Sofia e ao Grande Bazar.

Neste desafio serão envolvidos mais de quarenta alunos das áreas de Multimédia, Artes Gráficas e Comunicação e Serviço de Digital da unidade de formação de Viana do Castelo que, numa lógica de aprendizagem por projeto, terão a possibilidade de incrementar as suas competências linguísticas e de comunicação, bem como a sensibilização para a utilização das novas tecnologias de forma responsável.

Este tipo de projetos tem uma enorme relevância para a formação e motivação dos discentes pois contribui para complementar o conjunto de competências previstas nos planos de formação de cada área profissional e trabalhar o perfil de aluno da ETAP – Escola Profissional definido em parceria com os diversos stakeholders nomeadamente as empresas e instituições. 

Angelina Presa
Paulo Alves
João Barroso