FESTAS DE Nª SENHORA DA BONANÇA TERMINARAM COM MUITO BRILHO E BALANÇO MUITO POSITIVO

Em ano de centenário de elevação a Vila, as Festas de Nª Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, decorreram de 4 a 8 de Setembro e promoveram as gentes e terras do Vale do Âncora
0
717

As Festas de Nª Senhora da Bonança que decorreram de 4 a 8 de setembro têm que ser sinalizadas como tendo sido um verdadeiro êxito e marco festivo da maior relevância em Vila Praia de Âncora que este ano comemora 100 anos da passagem a Vila o que aconteceu no dia 8 de julho de 1924.

Logo no primeiro dia foram engalanadas as ruas e preparados os tapetes para a procissão do dia seguinte. Na quinta-feira da parte da manhã, como manda a tradição, assistiu-se à alvorada festiva e entrada do grupo de bombos de Cambeses – Monção e da parte da tarde à Procissão Naval da Senhora da Ínsua que se encontra no Portinho com a Senhora da Bonança que contaram com muito público. À noite, teve lugar a Procissão de Velas em honra da Senhora de Fátima que foi igualmente muito participada e a abertura dos Arrais Noturnos coube ao nosso conterrâneo Quim Barreiros que, como se sabe, arrasta sempre milhares de pessoas. 

Este ano tivemos a Rua dos Pescadores e a Rua 13 de Fevereiro até ao Portinho ornamentadas com tapetes floridos, elaborados com grande mestria pelos moradores destas artérias da Vila.

Na sexta-feira, que foi o dia em que o tempo não ajudou por estar um pouco chuvoso, entraram nas festas mais dois grupos de bombos de Monção e Fragoso que percorreram a Vila. Na zona do portinho tal como havia acontecido nos dias anteriores não faltaram as “tendas” para o comércio de produtos regionais, as farturas e os crepes, o porco no espeto, o vestuário e calçado e paredes meias o parque de diversões especialmente para crianças de várias idades, tudo por lá instalado para animar a festa.

O sábado tem sempre como momentos altos a entrada das bandas sendo uma das Caldas das Taipas e outra de Tangil – Monção que encabeçadas pela mordomia reverenciaram o Almirante Ramos Pereira, homenagearam a Senhora da Bonança posicionando-se em frente à porta principal desta Igreja  e proporcionaram um breve concerto em cada um dos palcos.

Da parte de tarde, como estava programada, teve lugar o Cortejo Etnográfico do Vale do Âncora que começou no Largo da Estação, percorreu toda a Rua 5 de Outubro, 31 de janeiro e Avenida Dr. Ramos Pereira e terminou no Campo do Castelo com muita participação quer em termos de freguesias, que não faltou nenhuma, quer de associações locais que se associaram ao Cortejo sendo de sublinhar a elevada participação de pessoas de todas as idades que albergavam trajes regionais dando um colorido muito expressivo ao Cortejo o que é de agradecer e louvar.

O resto do dia e noite foi preenchido e muito bem com o festival folclórico organizado pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora e que contou com a participação dos grupos congéneres de Águeda, Valongo e Portugalete (País Basco) tendo constituído um momento alto que permitiu mostrar a qualidade das danças e cantares tradicionais de cada região.

Para terminar o Programa deste dia o Grupo Kalhambeque de Paredes de Coura com um grande aparato e qualidade musical que animou de forma muito particular as gentes mais jovens, culminando este dia com o lançamento do Fogo de Artifício, sempre muito esperado e apreciado.

O domingo iniciou-se com a alvorada festiva e com a entrada da Banda de Música de Vila Nova de Anha seguindo-se a missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Bonança. Da parte de tarde assistiu-se à entrada da Fanfarra dos Bombeiros Famalicenses recebidos pelos Bombeiros de Vila Praia de Âncora e logo depois pelas 15,30 horas a Majestosa Procissão em Honra da Senhora da Bonança com um tempo bem agradável. Este é sempre um momento alto das festas com muitos andores e muitos figurantes. Na procissão participaram a Comissão de Festas e as figuras públicas tanto civis como militares designadamente da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Vale do Âncora.  

Pela noite, a verbena foi abrilhantada pelo Grupo Musical D.A.M.A que é um dos grupos mais em voga e com grande prestígio nesta altura e logo à meia-noite chegou a despedida das festas com o fogo de artifício junto à foz do rio Âncora.

O Jornal Terra e Mar faz um balanço muito positivo das festas deste ano e deixa uma palavra de louvor à Comissão de Festas e particularmente à sua Presidente, Alexandra Vaz, pelo empenho e trabalho desenvolvido não só nesta altura mas ao longo de todo o ano.

É bem merecida uma palavra de apreço pela qualidade do programa que foi proporcionado aos ancorenses e a todo o público que visitou Vila Praia de Âncora nesta altura e que ficou seguramente muito agradado.

Parabéns a todos quantos colaboraram e os desejos de que no próximo ano as festas se realizem com o mesmo brilho e manifesta qualidade.

Por todo o apresentamos aos membros da Comissão de Festas que muito trabalharam e muito se esforçaram para que as Festas constituíssem um êxito, os nossos parabéns.