FNAJ e Câmara de Caminha promovem Action Day

0
1043

Decorreu a 17 de dezembro, em Caminha, um “Action Day” com o objetivo de dar resposta à necessidade contínua de informar e sensibilizar os jovens para a realidade inerente à Covid-19, onde a segurança é prioritária. Esta ação foi levada a cabo pela Federação Nacional de Associações Juvenis e contou com a colaboração do Município de Caminha.

Action Day teve lugar na Escola Sidónio Pais, com a colaboração da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, cumprindo todas as recomendações da DGS.

Esta ação pretendeu sensibilizar os jovens do concelho sobre comportamentos que minimizem o risco de contágio da Covid-19 na população jovem, através da distribuição de material de proteção e de porta máscaras, de pins com frases alusivas à Campanha e da colocação de painéis/autocolantes informativos, todos eles oferecidos pela FNAJ, com frases curtas, diretas e apelativas, nos espaços de maior circulação de jovens, como o acesso aos espaços de refeição, casas de banho e espaços de convívio, permitindo que as mensagens fossem interiorizadas com maior eficácia.

Todas as ações neste período atípico têm um caráter imediato para conseguirem ativar os jovens como agentes de saúde pública, perante uma causa coletiva, na qual o seu papel é determinante. Assim, o objetivo foi a mobilização de jovens enquanto multiplicadores de boas práticas entre pares, unindo-os por uma causa coletiva, a adoção de comportamentos seguros nas suas vivências diárias, com particular foco na orientação para a vivência de umas férias escolares em segurança.

O Município de Caminha agradece o apoio à direção do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais por ter permitido esta ação tão relevante, aos alunos, professores e a todos os assistentes operacionais que cooperaram com a Câmara Municipal e a FNAJ na concretização desta ação de sensibilização tão importante para todos.