Fundação da Juventude leva 2 jovens cientistas a representar Portugal, nos EUA

Regeneron ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2022
0
795

Portugal estará representado na maior Feira Mundial de Ciência e Engenharia – Regeneron ISEF 2022 por 2 jovens cientistas, pela mão da Fundação da Juventude, a decorrer de 7 a 13 de Maio, em Atlanta, Geórgia nos EUA.

Todos os anos são cerca de 7 milhões os estudantes do ensino secundário que competem em feiras regionais e nacionais de ciências com o objetivo de serem apurados para a Regeneron ISEF. Em Portugal é a Fundação da Juventude que promove anualmente o Concurso Nacional para Jovens Cientistas, a partir do qual muitos jovens alcançam a possibilidade de mostrar o seu trabalho a nível internacional, na mais prestigiada feira mundial de ciência. Após 2 anos de feiras virtuais, este ano a Fundação da Juventude leva presencialmente a Atlanta 1 projeto, na área científica de Ciências do Ambiente, intitulado: The PhytoProject – Biorremediação ex-situ de água proveniente da Lagoa da Ervedeira: Utilização de Chlorella vulgaris imobilizada em alginato de cálcio.” – realizado pelas alunas Mariana Silva e Matilde Tarenta, ambas de 17 anos, a frequentar a Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande. Estas alunas desenvolveram e testaram um método para limpeza da lagoa utilizando alga Chlorella vulgaris. Este projeto abre um novo caminho na limpeza de água doce pelo mundo fora, permitindo proteger a biosfera e levar água a populações que sofrem da escassez deste recurso inestimável, não descurando a importância em que se materializa a limpeza da Lagoa da Ervedeira.

Esta participação conta com os apoios da FLAD – Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento.

As 2 jovens cientistas portuguesas competem assim a mais de 8 milhões de dólares em prémios, a serem atribuídos após uma rigorosa análise levada a cabo por um comité científico, constituído por prestigiados cientistas e investigadores. Os resultados serão conhecidos a 12 de Maio.

As candidaturas para a 30º Concurso Nacional para Jovens Cientistas encontra-se abertas até 20 de Maio, e os vencedores desta edição irão certamente marcar presença na próxima edição da Regeneron ISEF 2023, em Dallas, nos EUA

Mais informação em:

https://www.fjuventude.pt/pt/30-concurso-nacional-para-jovens-cientistas