GNR – Nova Lancha de Patrulhamento

0
94

Chegará a Lisboa, no próximo dia 28 de fevereiro, a nova embarcação de patrulhamento costeiro com destino à Guarda Nacional Republicana, a qual tem como nome “Bojador”. Esta embarcação tem como objetivo reforçar os meios da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), tendo a mesma sido adquirida no âmbito do Fundo para a Segurança Interna.

A sua integração na atividade operacional vem materializar uma necessidade da Guarda em adquirir uma lancha de maiores dimensões, com acrescida capacidade de navegação, constituindo-se como um complemento importante do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), e bem assim para os Centros de Coordenação Internacional do Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras (EUROSUR), sendo ainda objetivo a sua participação em missões da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

Importa relevar que este recurso permitirá ampliar a capacidade de vigilância e deteção da Guarda, potenciando mais e melhor controlo das atividades de vigilância da Fronteira Externa da União Europeia, nomeadamente na sua fronteira externa marítima.

É neste contexto que o conceito operacional da UCC tem evoluído, a par do desenvolvimento das capacidades das diferentes componentes do SIVICC, em que a componente marítima assume um papel de relevo, particularmente pela disponibilização de meios que permitam assegurar maior permanência no mar e em condições mais adversas.

Depois de um período de formação aos militares que farão parte da tripulação, que decorrerá durante o mês de março, está previsto que a entrega da embarcação à Guarda venha a ocorrer no mês de abril.

As características da embarcação são as seguintes:

NomeBojador
Marca/ModeloDAMEN FCS 3307 Patrol
Comprimento fora a fora34,95 metros
Boca7,35 metros
Calado2,50 metros
Motorização3 motores Caterpillar C32 TTA D
Velocidade máxima30 nós
Natureza do cascoCasco rígido em alumínio marítimo

Fotografia: exemplar idêntico da lancha