Hora do Conto – Fora de Portas

Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora
0
91

O projeto Hora do Conto das valências da infância e da terceira idade do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, foi criado há 6 anos, com o intuito de promover e estreitar ligações de afeto e partilha de vivências, através do contacto intergeracional, utilizando a narração e dramatização de histórias como veículo condutor desta experiência.

O termo “Fora de Portas”, agora associado ao nome do projeto, deve-se à vontade do mesmo e da linha orientadora que o rege, querer sair da sua zona de conforto, que são as valências institucionais do Centro Social, e alargar este registo a outras instituições e idosos do concelho, contando desta forma com parcerias institucionais.

O atual contexto pandémico fez com que o projeto Hora do Conto Fora de Portas, delineado nos finais de 2019, ficasse “arrumado na gaveta” até que a conjetura de “desconfinamento” nos obrigasse a reconfigurar estratégias de um projeto ao qual o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora acredita no seu impacto social positivo junto destas faixas etárias, em especial no combate ao isolamento da população mais idosa.

Foi durante o mês de abril que a Creche Mundo Colorido desafiou àqueles que carinhosamente trata por “avós do coração”, os idosos da Estrutura Residencial do Centro Social, a contarem-lhes uma história como faziam anteriormente. O desafio foi aceite e as novas tecnologias mostraram-se uma mais-valia neste estreitamento de distâncias.

O mês de Maio avizinha-se com mais novidades deste projeto Hora do Conto Fora de Portas, convidando todos aqueles que pretendam aceitar o desafio, quer como contadores de histórias (pessoas com mais de 65 anos, que vivam sós ou em coabitação com outro (s) idoso(s)) ou como espetadores (creches e jardins de infância da rede publica e solidária), que façam chegar a sua intenção através do email horadoconto@cscvpa.pt ou contactos telefónicos (967356476/924468814).

Abre as tuas portas a este desafio.