Inaugurado novo “Centro Qualifica” no concelho de Caminha

0
1237

A Cerimónia de Abertura deste novo Centro Qualifica teve lugar no dia 1 de junho, segunda- feira, pelas 17 horas, na Igreja do antigo Convento de Santa Clara, integrada na Sede da ETAP, em Caminha.

A COOPETAPE – Cooperativa de Ensino, CRL, apresentou uma candidatura à ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional para a criação do Centro Qualifica com sede em Caminha a qual, pelo Despacho no 5182 /2020, publicado no Diário da República no passado dia 5 de maio, foi aprovada.

Sublinhamos a relevância e o significado da criação de mais este Centro Qualifica no distrito de Viana do Castelo que vai estar ao serviço, essencialmente, dos jovens-adultos e dos adultos que pretendam ver reconhecidas as competências adquiridas ao longo da vida e aumentar o nível de qualificações escolares e profissionais.

Os Centros Qualifica, destinam-se a toda a população adulta que queira completar uma escolaridade ao nível do 4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano, reconhecendo as suas experiências de vida, através do Processo RVCC. A população adulta pode ainda ver reconhecida a sua experiência profissional, numa determinada área/profissão, com a atribuição de uma qualificação profissional de nível 2 ou de nível 4.

Os Centros Qualifica são ainda locais de acesso e de informação a outras modalidades de formação com vista ao aumento da escolaridade e da qualificação profissional, como informações sobre cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA), Formação Modulares Certificadas (de curta duração), DL 357/2007 e outras que se enquadrem no perfil e necessidades sentidas por quem nos procura.