Isabel lima fez balanço do seu mandato de presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora

Passou testemunho de liderança a rosa Virgínia Magalhães
0
56

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora reuniu a sua Assembleia-Geral de Associados no passado dia 30 de Junho, que coincidiu com o final do mandato do ano lionístico 2020-2021, iniciado no dia 1 de julho de 2020.

A Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Maria Isabel de Lima Martins aproveitou para fazer o balanço do seu mandato, que decorreu marcado pela imprevisibilidade e sob os constrangimentos  causados pela pandemia da Covid-19, afectando toda a sociedade e consequentemente também a execução do plano de intervenção do Clube na Comunidade.

Passagem do Testemunho de Liderança de Isabel de Lima Martins para Rosa Virgínia Magalhães:

Um ano de liderança que decorreu sob o lema “Unidos no sonho e na ação, nós servimos” e que apesar dos constrangimentos conseguiu atingir alguns dos seus objetivos nas quatro áreas de intervenção:

Na área do quadro associativo foi possível obter um crescimento líquido e ter associados mais motivados e intervenientes.

Na área do serviço à comunidade foi possível realizar de 26 de setembro a 26 de outubro de 2020, a Exposição arte(s)Lions 2020 na Galeria Guntilanis que prestou homenagem in Memoriam a Álvaro Marinho (1924-2019), expondo um vasto conjunto de esculturas em madeira da sua autoria.

A arte(s)Lions é um projeto de intervenção cultural na comunidade, criado em 2017, por iniciativa do Lions Clube de Vila Praia de Âncora e tem como principal finalidade promover a aproximação da comunidade à arte, através da apresentação e divulgação da obra de artistas de diversas áreas.

Promoveu-se o Peditório Anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro, embora de forma reduzida salvaguardando a segurança dos voluntários e dos doadores.

Promoveu-se o Grande Concurso de Música Lions patrocinando dois jovens músicos ligados à Academia de Música Fernandes Fão: Tiago Fernandes e David Fernandes, que competiram num universo de 17 candidatos, com provas de seleção realizadas na Universidade do Minho.

O jovem Tiago Fernandes foi selecionado para a final, tendo-lhe sido atribuído um honroso segundo prémio no valor de 750€.

Foram entregues cabazes de alimentos, no âmbito do projecto do combate à fome.

Na comemoração do Dia Internacional do Voluntariado a Presidente do Clube participou no “Ciclo de Partilhas sobre o Voluntariado”, inserido na promoção do envelhecimento ativo e de apoio à população idosa, um projeto de Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G) sediado no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e dinamizado pela psicóloga Joana Presa e pela animadora sócio-educativa Suzete Pires.

No apoio a pessoas com dificuldade motora estão cedidas duas cadeiras de rodas.

No âmbito do Estatuto do Reconhecimento relativo ao Mérito Institucional 2021 o Clube reconheceu a “Autoridade de Saúde da ULSAM (Unidade Local de Saúde Local do Alto Minho)”, na pessoa do seu responsável Dr. Luis Moreno Delgado, pelo excelente trabalho realizado na defesa da saúde pública e no combate à pandemia da Covid-19 e, na sua pessoa, todas as Unidades de Saúde Pública e todos os profissionais de saúde, que de forma abenegada e altruísta, sempre estiveram na linha da frente no combate à pandemia e nunca regatearam esforços para recuperar e preservar a saúde e a vida das pessoas.

No tributo do Clube ao Mérito Lionístico – Lions de Honra 2021, foram agraciados os Companheiros José Manuel Ribeiro Cardoso e Maria Manuela Cardoso, do Lions Clube de Fafe e António Novo e Teresinha Novo, do Lions Clube de Ílhavo, pela distinta amizade, excecional apoio e especial proximidade com o Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

Na área da excelência da organização o Clube cumpriu com todas as suas obrigações estatutárias e fez uma doação para a Fundação Internacional de Lions Clubes (LCIF), secundando assim vários associados que o fizeram a título individual.

O Clube Comemorou condignamente o seu 41.º Aniversário e recebeu a Visita Oficial do Governador Carlos Ferreira.

Recebeu o Prémio de Clube de Excelência e Galardões atribuídos por Lions Internacional a três sócios pela sua permanência no Clube.  

E, por fim, na área da comunicação, o Clube teve a preocupação de divulgar as suas atividades que tiveram eco na comunicação social.  

A Presidente na parte inicial do seu mandato, a 12 de Outubro de 2020, foi a convidada do Programa da Rádio Afifense “Toca a Acordar” da jornalista Mafalda Velho, onde teve oportunidade de dar a conhecer as causas e as áreas foco da intervenção social e humanitária do Clube.

No final do seu balanço, a Presidente Maria Isabel de Lima Martins viu elogiado o seu desempenho durante o mandato que reuniu todos os requisitos para obter novamente o prémio de Clube de Excelência.

Seguiu-se a cerimónia do ato de posse dos novos membros dos corpos sociais e a transmissão de funções da presidência para a nova Presidente Rosa Virginia Lomba Marinho Magalhães, professora reformada, de Vila Praia de Âncora, com a entrega dos símbolos de liderança do Clube.

No final ainda houve tempo para um momento de convívio e confraternização.