Legionella: Câmara de Caminha e Autoridade de Saúde em Conferência de imprensa fazem ponto de situação

Legionella: serenidade, vigilância e coordenação são prioridades, enquanto se tenta identificar origem do surto
0
488

A propósito do surto de Legionella detetado no concelho, que soma oito infetados no total e à data, foi realizada hoje uma conferência de Imprensa em que participaram o Presidente da Câmara, Rui Lages, a Vereadora da Saúde, Sandra Fernandes, e o coordenador da Unidade de Saúde Pública, Luís Delgado.

Esta iniciativa teve por objetivo fazer o ponto de situação. O responsável regional de saúde deixou uma mensagem de serenidade, garantiu que todos os doentes se encontram estáveis e desaconselhou o encerramento de qualquer equipamento público, designadamente as Piscinas Municipais, onde já foram realizadas análises, defendendo que as medidas preventivas devem respeitar um quadro de proporcionalidade.

Luís Delgado revelou que prossegue o trabalho das autoridades de saúde, com vários técnicos a operar no terreno, com vista à identificação da fonte de contaminação, o que ainda não foi conseguido.

Para o responsável, tudo indica porém que essa fonte esteja em Vila Praia de Âncora, onde vive a maioria dos infetados. Foram entretanto recolhidas várias amostras para análise.

O delegado de saúde afirmou que não há motivo para alarme e disse que o procedimento de quem tiver sintomas (semelhantes aos da gripe) será contactar o SNS 24 e posteriormente, sendo o caso, recorrer ao hospital.

O Presidente da Câmara reafirmou a sintonia e coordenação com a ULSAM, subscrevendo o apelo à serenidade e a confiança nos organismos de saúde pública. Rui Lages garantiu que seguirá as instruções da autoridade de Saúde, rejeitando alarmismo e especulação, e deixou votos de rápido restabelecimento aos infetados.