Lions Clube de Vila Praia de Âncora patrocinou dois jovens músicos ao grande prémio da música Lions de Portugal

0
126
Lions Portugal Vila Praia de Âncora

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora, através do seu departamento da juventude, patrocinou neste ano de 2021 a candidatura de dois jovens músicos ao Grande Prémio da Música Lions de Portugal, que é um concurso aberto a estudantes de música de todos os níveis.

O instrumento a concurso este ano foi o saxofone e teve como obra obrigatória, a peça do Compositor Darius Milhaud – Scaramouche op.165c.

Esse patrocínio teve o apoio da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora que divulgou o nosso patrocínio junto dos estudantes da área da música.

O jovens patrocinados foram Tiago Filipe Neiva Fernandes e David Santos Felgueiras.

O jovem Tiago Filipe Neiva Fernandes, de 19 anos, residente em Ponte de Lima, iniciou os seus estudos musicais em 2006 na Banda de Música de Ponte de Lima, em saxofone, com o professor e maestro major José Gonçalves. Com oito anos ingressou na Academia de Música Fernandes Fão, tendo trabalhado com os professores César Lima e Romeu Costa. Ingressou na Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) em 2014.

Durante o seu percurso trabalhou com os maestros José Gonçalves, Gaspar Lima, Rafael Agulló-Albors, Óscar Navarro, Fernando Marinho, entre outros e com os solistas como Sérgio Carolino, António Silva, Grupo GNR, Quinta do Bill, Gileno Santana.

Participou em diversas masterclasses com os professores Fernando Ramos, Rob Buckland, Mário Marzi, Jean-Marie Londeix, Luís Ribeiro, Johan van der Linden.

Atualmente encontra-se a frequentar o 1.º ano da licenciatura de música na Universidade do Minho, na classe de saxofone do professor Luís Ribeiro.

O jovem David Santos Felgueiras, de 18 anos de idade, residente em Cabaços – Ponte de Lima, iniciou os seus estudos musicais no ensino articulado aos 10 anos na Academia de Música Fernandes Fão, na classe de piano com o professor Vitor Oliveira e mais tarde na classe de saxofone como curso livre com a professora Tine Van der Guest.

Aos 12 anos integrou a escola da Banda de Música de Ponte de Lima em saxofone e no ano seguinte de 2016 ingressou como músico instrumentista de saxofone alto/tenor na mesma Banda de Música limiana.

As provas de seleção decorreram em Braga, na Universidade do Minho, no passado dia 29 de Maio e o Júri foi presidido por Luís Ribeiro, diplomado em Saxofone, Pós-Graduado em Pedagogia do Saxofone, Mestre em Ensino da Música, doutorando em performance pela Universidade de Évora e diretor artístico da Orquestra de Saxofones do Minho. Como solista já se apresentou por diversas vezes com a variadas orquestras portuguesas e estrangeiras.

Foi também jurado Henrique Portovedo, membro fundador do European Saxophone Comité, Tenor Sax Collective, Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone e foi director artístico do European Saxophone Congress 2017. Doutorado e investigador na área da Ciência e Tecnologia das Artes no CITAR, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Actualmente é professor de música electrónica na Universidade de Aveiro.

E também como último jurado Fernando Ferreira, licenciado em saxofone pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Mestre em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, e Doutorado em Música – Interpretação, na Universidade de Évora. Atualmente leciona no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave.

Nos termos do concurso o candidato vencedor é selecionado para representar os Lions de Portual no Fórum Europeu de Lions, que este ano será na Grécia, em Tssalónica, em outubro de 2021.

Os prémios pecuniários atribuídos, com o patrocínio da Fundação dos Lions de Portugal, são 1.500 euros para o primeiro classificado, 750 para o segundo e 250 para o terceiro classificado.

O candidato patrocionado pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora Tiago Filipe Neiva Fernandes classificou-se mum, honroso 2.º lugar.

Os restantes candidatos apurados foram com o 1.º lugar Nuno Ramos, patrocinado pelo Lions Clube do Porto-Boavista e com o 3.º lugar Leonor Ferreira, patrocinada pelo Lions Clube de de Vizela.

A cerimónia de entrega dos prémios Lions de Portugal realizou-se no passado dia 10 de junho no BioCant no Parque Tecnológico de Cantanhede, tendo havido momentos musicais pelos vencedores.

A entrega dos prémios foi feita pela Assessora do Prémio fa Música, Carla Monteiro e pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação dos Lions de Portugal, António Maia Gomes. O premiados receberam também lembranças do Município de Cantanhede das mãos da Presidente da Câmara, Dra. Helena Teodósio e do Presidente dos Lions de Portugal, Carlos Manitto Torres.

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora, que tem um dos seus focos de serviço à comunidade a área da juventude, sente-se muito honrado com a participação destes jovens tendo-os já felicitado pelas suas participações.

A Presidente do Clube, Maria Isabel de Lima Martins, congratulou-se com a realização deste patrocínio ao Grande Prémio da Música Lions de Portugal, com a parceria feita com a Academia de Música Fernandes Fão, que foi muito motivadora face ao resultado alcançado e disse esperar “que esta iniciativa tenha continuidade, porque apoiando a juventude estamos a construir um futuro melhor”.