![](https://www.jornalterraemar.pt/wp-content/uploads/2019/07/Feira-Medieval-2019-1-905x613.jpg)
“Portas do Burgo” abrem-se quarta-feira pelas 18h00 para a edição 2022 de Caminha Medieval
A partir do final da tarde a Vila de Caminha recua no tempo.
Com o “Caminho de Santiago” como tema, as Portas do Burgo abrem-se pelas 18h00 para a edição 2022 de Caminha Medieval, com muitas, mas mesmo muitas iniciativas e animação.
São cinco dias imperdíveis, com gastronomia, teatro e outras artes, lazer e boa disposição, um programa que promete surpresas em qualquer lado, a qualquer momento, e uma atenção especial aos peregrinos, de ontem e de hoje, que inspiraram vários pontos do programa deste ano.
Uma novidade são as peregrinações, diárias. Era comum para os cristãos na época medieval, a realização de uma peregrinação em vida a Santiago de Compostela. Populações, caminhantes e peregrinos cruzavam os territórios e definiram rotas onde se instalaram vendas, hospedarias, capelas e igrejas para o auxílio corporal e espiritual. Pois é, Caminha mergulhou nessas experiências e está no Caminho de Santiago desde sempre. Caminha Medieval vai recriar a peregrinação de outros tempos, durante os cinco dias.
Nas áreas temáticas, destaque para o acampamento e oficinas pedagógicas, com campo civil e militar; ofícios medievais e jogos infantis; pharmacopeia – o hospital do peregrino; oficina de caligrafia; experiência: insanus spiritus; visita teatralizada à torre de menagem medieval; Camina librorum; viagem pela literatura medieval; mens sana in corpore sano (uma espécie de SPA de outros tempos!); acolhimento ao peregrino; cetraria; oficinas de artes e muitas tendas para provar iguarias.
Assim, até ao dia 24, todos os caminhos vão dar à Vila de Caminha. Mercadores, artesãos e sobretudo muita animação vão tomar conta do centro da Vila, num evento que é também uma forma da Câmara Municipal continuar a promover os Caminhos de Santiago e de celebrar o Ano Santo Jacobeu que, também por causa da pandemia, foi prorrogado para 2022.