Ministro da Educação e Desporto inaugurou sintético e melhoria da eficiência energética no campo do Deucriste Sport Clube

0
1174

O Ministro da Educação, com a tutela da Juventude e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou este fim-de-semana a instalação de sintético e a melhoria da eficiência energética no campo do Deucriste Sport Clube, num momento que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

A inauguração da requalificação do equipamento desportivo correspondeu à entrega do primeiro de três relvados sintéticos que a Câmara Municipal de Viana do Castelo protocolou no passado mês de julho, numa empreitada de quase 800 mil euros que prevê ainda a instalação de sintéticos em Perre e Vila Franca. Já a melhoria da eficiência energética foi uma obra financiada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas 2020.

O Ministro da Educação, com a tutela do Desporto, afirmou que “celebramos uma nova vida para este campo”, elogiando a inauguração do sintético e a instalação de iluminação “mais amiga do ambiente”. “É absolutamente fundamental que este clube tenha as condições para a formação no futebol e no futsal, sobretudo dando oportunidade a estas raparigas para apostarem no futebol e, quem sabe, um dia o clube poderá ter uma equipa sénior feminina de futebol”, desafiou Tiago Brandão Rodrigues.

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconheceu que este foi um dia “feliz” por “estar a representar o concelho e por estar na freguesia que escolhi para viver”. O autarca foi atleta do Deucriste Sport Clube e, por isso, indicou sentir “de uma forma ainda mais especial este momento”.

“O momento que estamos a proporcionar tem muito a ver com aquilo que foi uma estratégia que decidimos seguir de aposta nas nossas infraestruturas para que os jovens pudessem ter em cada clube um espaço de formação desportiva e de outros valores e competências sociais”, assegurou o edil.

Luís Nobre frisou que a autarquia “está a fazer um esforço significativo porque tem um grande objetivo que é concretizar Viana do Castelo enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023, aproveitando essa oportunidade para galvanizar todo o tecido desportivo do concelho”.

Já o Presidente do Deucriste Sport Clube, Paulo Sousa, reconheceu que este foi “um dia importante e histórico” por corresponder “à realização de um sonho da direção deste clube, dos atletas e de todos os amigos”. “A criação deste centro desportivo vai colocar o nome das freguesias envolvidas na boca do mundo e é o passo que faltava para começarmos a pensar mais alto e para criarmos outros objetivos”, frisou.

O Ministro da Educação, na companhia do Presidente da Câmara, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.

Esta sala digital vai permitir o estudo e apoio aos alunos nacionais e estrangeiros que frequentem o espaço, pretendendo que possa refletir uma melhoria significativa na qualidade do ensino prestado aos alunos dos equipamentos desportivos.

Para Tiago Brandão Rodrigues, este é um “casamento feliz – unir a Educação com o Desporto, em especial com o Desporto de Alto Rendimento”, sublinhando que os CAR desempenham um papel importantíssimo na preparação desportiva dos atletas, mas é preciso não descurar a preparação académica e escolar para a vida que se segue à carreira desportiva.